No passado dia 22 de maio, a Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas assinou um Protocolo de Cooperação com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).
Depois da Missão País da Universidade da Beira Interior ter estado durante três anos na Freguesia de Alvoco das Várzeas e depois de também já assinado outro Protocolo, da mesma gênese, com a Associação Académica de Coimbra, a Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas decidiu lançar o desafio à AAUBI, no qual surgiu o protocolo assinado.
Para Cátia Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, a freguesia está, assim, “ligada às duas das maiores Academias do País: Coimbra e Covilhã”.
“Certamente que é um passo dado para novas experiências numa Freguesia como a nossa e que agora fica mais perto de ter a porta aberta para as novas gerações conhecerem, visitarem, e porque não, trabalharem em Alvoco das Várzeas”, refere a autarca.
No acto da celebração do Protocolo, na Covilhã, esteve presente o Secretário da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, João Miguel Pais. Para o responsável, “o caminho é por aqui”. “Na forma como reunimos ou agregamos múltiplas instituições e conseguimos com a sua cooperação dar uma nova vida a estes territórios. Acreditamos que inauguramos uma nova época em Alvoco das Várzeas fazendo com que esta esteja aberta para o País e disposta a receber novas ideias, novas pessoas e novas formas de saber e fazer”, defende.
O protocolo celebrado pretende “aproximar a AAUBI e os estudantes da UBI da Freguesia de Alvoco das Várzeas com a criação de programas que serão desenvolvidos na própria freguesia”. Tem um vínculo de dois anos sendo renovável automaticamente até ao máximo do período de seis anos.