Sete homens foram detidos no domingo numa extensa operação da PSP, com a colaboração da GNR, nos concelhos da Figueira da Foz e de Coimbra, que visou a venda de estupefacientes a jovens, anunciou hoje a polícia.
A operação das autoridades policiais resultou em quase dezena e meia de buscas domiciliárias, na manhã de domingo, em várias localidades do norte e sul do concelho da Figueira da Foz, e naquela cidade litoral, e também em Coimbra, no âmbito de uma investigação por tráfico de droga em curso há cerca de dois anos.
Fonte da PSP disse à agência Lusa que os sete detidos – com idades entre os 19 e os 41 anos, tendo a maioria entre 20 e 25 anos – são suspeitos de fornecer droga a jovens estudantes junto a escolas da Figueira da Foz e também em áreas de diversão noturna como o Bairro Novo (zona turística em redor do Casino local).
De acordo com a mesma fonte, a investigação policial por tráfico de estupefacientes, a cargo da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial da Figueira da Foz, do Comando Distrital da PSP de Coimbra, iniciou-se há cerca de dois anos, após a apreensão de cinco quilos de droga, no âmbito de outro processo.
Em comunicado, a PSP de Coimbra indicou que, para além dos sete detidos, foram apreendidas 1.463 doses de estupefacientes (1084 doses de haxixe, 366 doses de canábis em folha e 13 doses de ecstasy) e ainda duas plantas de canábis, em diversas fases de maturação, mais de 9.700 euros e 1.160 euros em notas falsas.
“Com a detenção dos sete indivíduos, que, na prática do crime de tráfico, tinham como público-alvo a população jovem estudantil, a PSP pretende transmitir um maior sentimento de segurança junto da comunidade escolar e locais de diversão noturna”, lê-se na nota de imprensa.
Na ocasião, foram também aprendidas várias armas, designadamente uma espingarda (caçadeira de canos laterais) de calibre 12, que foi “recuperada no âmbito de processo por furto”, uma pistola de 6,35 milímetros com cinco munições do mesmo calibre, duas reproduções de armas de fogo, uma delas para práticas recreativas (airsoft), uma faca de abertura automática e várias munições de diferentes calibres.
Foram ainda apreendidos 15 telemóveis “e diferentes utensílios associados ao tráfico”, entre os quais quatro balanças de precisão e duas digitais e cinco moinhos de triturar canábis.
A operação, que segundo a nota de imprensa “decorreu sem incidentes de ordem pública”, envolveu, de acordo com a fonte policial, mais de 80 operacionais dos comandos da PSP de Coimbra, Aveiro e Leiria, bem como militares de diversas valências da GNR.
Seis dos sete detidos vão ser presentes na terça-feira ao Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, para aplicação de eventuais medidas de coação, adiantou a PSP.