Caros leitores,
Obrigada! Obrigada por lerem, por partilharem as vossas leituras, por conhecerem novos autores e por voltarem sempre aos vossos livros preferidos. Obrigada por se permitirem sonhar e embarcar numa nova história com o mesmo amor e carinho com que embarcaram na primeira.
Saberão, certamente, que cada livro é uma nova aventura, que cada obra e cada autor são únicos num universo literário infinito. Agradeço-vos por mostrarem o que gostam de ler e por não terem medo de escolher diferentes géneros literários. Saibam que todos eles são válidos e que cada leitura é uma experiência única e inigualável e que eu nunca poderei ler o mesmo livro com os mesmos olhos com que vocês o leram.
Tal como o mundo não pode ser visto de uma perspetiva unilateral, também as nossas experiências literárias variam consoante o que lemos e quando lemos. Não permitam que vos digam que há uma maneira certa de ler um livro. Não permitam que vos digam o que ler. Não permitam que não vos dêem acesso ao que desejam ler.
A vida é muito curta para tudo o que queremos ler, por isso leiam! Leiam o mesmo livro várias vezes ou nunca releiam uma obra; sublinhem e anotem os livros ou não lhes façam nem um risco; leiam todos os grandes clássicos ou optem pela literatura contemporânea. Mas leiam. Porque a vida é curta e um leitor é o único ser que não tem apenas uma vida.
Obrigada por comprarem livros novos, por visitarem feiras do livro, por frequentarem bibliotecas e requisitarem vários livros, por se renderem aos livros em segunda mão, por não abandonarem os livros físicos, mas também por experimentarem os ebooks.
O universo literário é mais rico com as leituras de cada um e não há nada melhor do que uma boa conversa sobre livros, porque os autores e as suas obras marcam-nos e marcam o mundo. Porque não somos nada sem o prazer de ler um bom livro. Porque podemos não saber o que queremos fazer, nem para onde queremos ir, mas sabemos que queremos levar um livro connosco, mesmo que não tenhamos tempo para o ler.
Neste Dia Mundial do Livro, desejo que encontrem mais livros preferidos, que se emocionem enquanto lêem, que encontrem conforto em várias obras, que se divirtam a ler e que nunca permitam que o gosto pela leitura vos seja retirado.
Este agradecimento é para todos vós: para os que lêem dezenas de livros por ano, para os que lêem um por mês e para os que ainda estão a descobrir que gostam de ler. Todos nós somos leitores, só que uns já têm mais experiência nesta profissão.
Termino reiterando os meus agradecimentos e dizendo para que, acima de tudo, procurem ser felizes e permitam que os livros façam parte dessa felicidade.
A vossa sempre leitora,
Mafalda