Os concelhos de Pampilhosa da Serra (Coimbra) e Monchique (Faro) estão hoje em risco Máximo de incêndio e outros 26 em risco Muito Elevado.
As regiões norte e centro são as visadas no alerta para perigo de incêndios florestais emitido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na quarta-feira e que vigora até sábado.
De acordo com as informações disponíveis às 06:45 no site da Proteção Civil, estão cinco incêndios ainda ativos, todos no norte do país, o maior em Vila Real e que mobiliza 95 homens e 33 veículos.
Este fogo em Vila Real, na freguesia da Campeã, obrigou ao encerramento do Itinerário Principal 4 (IP4) na quarta-feira à noite devido ao fumo intenso e para ajudar os bombeiros a posicionarem-se para o combate às chamas.
Os 26 concelhos que hoje apresentam risco Muito Elevado de incêndio pertencem aos distritos do Porto, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro. Em risco Elevado de incêndio estão mais de 80 concelhos dos distritos do Porto, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre, Beja e Faro.
Para hoje o IPMA prevê para o continente céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado e com ocorrência de aguaceiros até ao fim da manhã na região Norte e temporariamente durante a tarde nas regiões do interior Norte e Centro.
O vento deverá soprar fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) com rajadas até 70 km/h no Algarve e forte (40 a 55 km/h) com rajadas até aos 80 km/h nas terras altas.
As temperaturas máximas deverão atingir os 26 graus em Coimbra, 28 em Lisboa e 24 em Oliveira do Hospital.