São seis as jovens do concelho que vão participar no Concurso Rainha das Vindimas de Tábua, cuja gala vai decorrer no domingo, 3 de março, a partir das 19h00, no palco da 35ª Tábua de Queijos e Sabores da Beira, promovida pelo Município.
Na quarta edição do concurso que decorre da adesão de Tábua à Associação de Municípios Portugueses do Vinho, vão estar representadas a União de Freguesias (UF) de Ázere e Covelo com as jovens Mariana Fonseca e Mariana Marques, a Freguesia de Candosa com Joana Varela, a UF de Espariz e Sinde com Francisca Santos e as freguesias de Mouronho, com Ângela Nogueira e de Tábua, com Ariana Dias.
O concurso de onde saiu, em 2021, uma das Rainhas das Vindimas de Portugal, a jovem Daniela Marques, tem vindo a motivar o entusiamo entre as jovens do concelho que, pela sua participação, se comprometem a representar o Município de Tábua e os produtores de vinho do concelho.
“Não é um concurso de misses. Não é só um concurso de beleza, é muito mais do que isso”, explica o vereador do Turismo e Promoção dos Produtos Endógenos do Município de Tábua, apontando para o conhecimento do mundo rural, das suas vivências e perceber de vinhos e respetivas castas. A jovem eleita será “uma pessoa, um elemento que nos ajuda na divulgação”, sublinha David Pinto.
“Temos tido boas rainhas, com presença, que representam bem o Município”, refere o vereador, destacando de modo particular a jovem Daniela Marques que, em 2021, venceu o concurso nacional e é hoje um dos rostos carismáticos do concelho e que continua a representar Tábua em vários eventos. “Tal como a Daniela”, a futura Rainha das Vindimas de Tábua “representará sempre o Município e a sua freguesia e terá sempre esse gosto de falar sobre Tábua e, com isso, valorizar Tábua e os seus produtos”.
Vencedora do concurso promovido em 2023, caberá a Rita Borges entregar a coroa à vencedora do concurso deste ano.
A realização do concurso “Rainha das Vindimas” vai fechar “com chave de ouro” a 35ª Tábua de Queijos e Sabores da Beira.