A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra aderiu à Carta Portuguesa para a Diversidade, uma iniciativa da Comissão Europeia, gerida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, foi hoje anunciado.
O objetivo, segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, é encorajar as entidades empregadoras a implementar e desenvolver políticas e práticas de promoção da diversidade. Esta adesão foi aprovada ontem, 15 de fevereiro, durante a reunião do Conselho Intermunicipal da CIM da Região de Coimbra.
Esta iniciativa assenta no princípio da Diversidade, entendida como o reconhecimento, o respeito e a valorização da(s) diferença(s) entre as pessoas. Descreve um conjunto de iniciativas que podem ser implementadas para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho, independentemente da origem cultural, étnica e social, orientação sexual, género, idade, características físicas, estilo pessoal e religião.
Esta adesão reflete, assim, o compromisso da Região de Coimbra com “a promoção da igualdade e inclusão em todos os setores da sociedade. Através desta iniciativa, a CIM compromete-se a implementar medidas concretas que visam eliminar a discriminação e promover um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor para todos os seus colaboradores e parceiros”.