Diogo Ribeiro voltou a fazer história esta segunda-feira (12), ao sagrar-se campeão mundial de 50 metros mariposa, o primeiro título mundial da natação portuguesa. O nadador de 19 anos terminou a prova em 22.97 segundos, superiorizando-se ao norte-americano Michael Andrew e ao australiano Cameron McEvoy, dois atletas experientes e já com presenças olímpicas.
Seis meses depois da prata nos Mundiais de Fukuhoka, no Japão, o jovem de Coimbra conseguiu superar-se ainda mais, ao arrebatar o título, único para Portugal. O português era o mais jovem na prova. Veja as imagens:
O nadador do Benfica chegou à final depois de ter feito um tempo de 23,18 segundos nas meias-finais, o que também lhe garantiu o registo inédito de primeiro português a chegar a duas finais em Mundiais. Os 50 mariposa não são, no entanto, distância olímpica. Diogo Ribeiro ainda participará nestes Mundiais nos 50 livres, 100 livres e 100 mariposa, estas sim, provas olímpicas.
Esta é a segunda medalha para Portugal nuns Mundiais que já são históricos. Também em Doha, Angélica André foi bronze na prova olímpica dos 10 km em águas abertas, tornando-se na primeira mulher portuguesa com uma medalha em Campeonatos do Mundo.