O Peditório de Rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) deste ano resultou num valor angariado na região Centro na ordem dos 602 mil euros, informou o Núcleo Regional do Centro Em relação a 2022, verificou-se “um decréscimo de 6,5% face ao valor angariado em 2022. Os donativos destinam-se ao desenvolvimento dos vários eixos da missão da LPCC.
Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, é indicado que o Peditório Nacional da LPCC, que decorreu de 1 a 5 de novembro, permitiu, na região Centro, a angariação de 602.643,90 euros. “Não obstante o decréscimo de 6,5% face a 2022, os valores apurados são indicativos do grande envolvimento voluntário e do reconhecimento das comunidades pela atividade desenvolvida pela LPCC nesta região”, lê-se.
“Apesar do decréscimo dos valores angariados através do Peditório de rua deste ano, a que não será alheia a profunda crise social e económica que o nosso país atravessa e as condições climatéricas adversas que se sentiram naqueles dias, foi muito gratificante assistir, novamente, à mobilização de milhares de voluntários nas 78 comunidades da nossa região e ao reconhecimento e generosidade da população para com esta causa”, sublinha Vítor Rodrigues.
“O produto desta angariação anual revela-se da maior importância para a sustentabilidade da missão da instituição”, acrescenta.
O presidente da Direção Regional do Centro da LPCC refere, ainda, que “estes fundos serão agora «devolvidos» à comunidade, através de programas estruturados de intervenção social na área da oncologia, com destaque para os de apoio ao doente oncológico e cuidadores”.
Para além das dimensões de natureza física, emocional e social, o impacto do diagnóstico e tratamento da doença pode ser devastador a nível do económico, sobretudo quando a doença é diagnosticada ao membro da família que se constitui como a única ou a principal fonte de rendimento. Não raras vezes, conduz ao esgotamento de todas as economias familiares, quando existem.
Na região Centro, no período compreendido entre janeiro e outubro de 2023, foram atribuídos 2.521 apoios através do programa de apoio social material da LPCC, num montante que ascendeu a 164 mil euros, um acréscimo de cerca de 22% face ao período homólogo. O apoio na medicação (36%), pagamento de rendas ou prestações à habitação (25%), na alimentação (21%) e deslocações para as unidades de tratamento hospitalar (14%) foram os mais significativos.
No mesmo período, e no cômputo global dos programas de apoio e cuidados a doentes – onde se inclui o apoio psicológico e jurídico gratuito e o realizado em contexto hospitalar – este montante ascendeu a mais 430 mil euros.
O produto do peditório anual visa, ainda, permitir o desenvolvimento dos programas de promoção da saúde e prevenção da doença e de investigação em oncologia, através do financiamento anual de bolsas de apoio à investigação.
O Núcleo Regional do Centro da LPCC agradece a todos os cidadãos, instituições e empresas, pela colaboração sempre manifestada e deixa uma palavra de agradecimento especial aos voluntários, os quais, numa perspetiva de ação solidária e a despeito das dificuldades que se sentiram, renovaram o compromisso para com a missão da LPCC.
De destacar ainda, neste âmbito, a colaboração Pro Bono, na região Centro, do Crédito Agrícola (CA) e da ESEGUR no processo de transporte e apuramento de valores, fundamentais para a segurança e celeridade deste processo.
Não teve a oportunidade de contribuir? Ainda o pode fazer!
Para quem não teve a oportunidade de contribuir, saiba que pode ainda fazê-lo através de Multibanco, Transferência Bancária, e/ou MB Way.
Através de Multibanco:
Entidade: 21 559
Referência: 203 900 900
Transferência bancária
PT50 0035 0239 00021054330 48
MB Way:
912 051 138
Após a realização do donativo, deverá submeter através de e-mail o comprovativo da sua realização, com a indicação dos dados pessoais (nome completo, morada, telefone e número de contribuinte fiscal) por forma que seja emitido o recibo para dedução fiscal em IRS ou IRC.