O Mercado Municipal de Vila Nova de Poiares foi o palco do lançamento oficial da ‘Rota dos Mercados’ da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC), roteiro que integra 61 mercados e feiras dos 19 municípios da região.
Esta iniciativa pretende “valorizar mercados e feiras, assim como incentivar o consumo de produtos locais e sazonais, a preços mais acessíveis, dinamizando a economia regional e a interação entre produtores e consumidores, pelo que o ‘cenário’ para a sua divulgação pública não poderia ter sido melhor escolhido, tendo decorrido no ‘Mercadinho da Terra’, evento mensal organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares que visa precisamente alcançar estes mesmos objetivos”, como referiu o Presidente João Miguel Henriques.
Presentes na sessão de apresentação da ‘Rota dos Mercados’ da CIM – Região de Coimbra, estiveram também o presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal, Raúl Almeida, a vice-presidente da CIM e presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, secretário executivo da CIM, Jorge Brito, o diretor regional da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Martins, o representante da CCDR-C, Jorge Brandão, diversos autarcas da região e representantes dos GAL do território abrangido.
A Rota dos Mercados será disponibilizada não só em formato físico, nos diferentes postos de turismo municipais, podendo ainda ser acedido digitalmente em https://www.cim-regiaodecoimbra.pt/wp-content/uploads/2023/11/Brochura_RotadosMercados_ArtesFinais.pdf ou em https://tastecoimbraregion.pt/pt/acontece/rota-mercados
No final da sessão de apresentação da iniciativa foram entregues a cada um dos autarcas presentes as placas identificativas que serão colocadas nos mercados de cada um dos 19 municípios que integram o projeto.
De acordo com a CIM-Região de Coimbra, a ‘Rota dos Mercados’ visa estreitar laços entre consumidores e produtores, promovendo uma maior proximidade. Ao incentivar a compra direta nos mercados e feiras, esta iniciativa cria a oportunidade aos consumidores de interagirem diretamente com os produtores, conhecendo a origem e o processo de produção dos alimentos que adquirem”.
Além de dinamização económica entre produtores e consumidores, a CIM-RC pretende transformar esta Rota dos Mercados num produto turístico, servindo também como motor da economia local.
Financiado pelo Centro 2020, a Rota dos Mercados surge no âmbito da estratégia europeia “Do prado ao prato” para conquistar sistemas alimentares mais sustentáveis “e ajudar a alcançar as ambições do Pacto Ecológico Europeu em relação à neutralidade climática na Europa”, sublinha a comunidade intermunicipal.
Este projeto contribui também para valorizar o receituário tradicional local entretanto compilado na Carta Gastronómica da Região de Coimbra, lançada em 2022 para salvaguardar e promover a gastronomia e os produtos endógenos dos 19 municípios que a compõem, nomeadamente Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.