O presidente da concelhia do CDS-PP de Oliveira do Hospital defendeu, no programa Vice-Versa da Rádio Boa Nova, emitido esta terça-feira pelas 21h00, que “num país a sério, se for provado o que se está a dizer, o Partido Socialista (PS) não podia ter condições de se apresentar a mais nenhuma eleição no nosso país”.
Ouça aqui o episódio:
Comentador semanal na Rádio Boa Nova, o jovem centrista Rafael Dias reagiu assim à crise política que se abateu sobre o país e que, segundo o próprio, leva a que o PS seja encarado como uma “âncora corruptível do regime e um antro de corrupção incorrigível”.
Mário Alves, ex-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (PSD) que já vinha apontando o dedo ao “polvo do Partido Socialista” em anteriores debates, constatou que o PS tem uma “incapacidade crónica para gerir a coisa pública”. Concordou com Rafael Dias no ponto em que “enquanto não houver algo na lei que proíba determinados indivíduos de poderem ser candidatos a cargos públicos, infelizmente vamos continuar a ver isto”. Para Mário Alves o que aconteceu “é mau” e apela aos portugueses para “quando forem votar, votem para que se processe o que é necessário, que é uma mudança”.
Logo a criticar Mário Alves por estar já a fazer campanha política, Rui Monteiro, representante do PS no Vice-Versa criticou a falta de dignidade dos comentadores ao dizerem de forma “leviana tudo o que lhes passa pela cabeça”. Não tardou, por isso, em tocar no caso dos “submarinos” num governo PSD-CDS/PP para notar que agora o Ministério Público “mal ou bem está a exercer a sua função, situação que “estranhamente” não aconteceu naquele caso. “O caso dos submarinos consegue que na Alemanha se condene como corruptor quem vendeu e em Portugal se entenda que ninguém foi corrompido é uma coisa extraordinária”, sustentou o também deputado municipal.
João Dinis, do PCP, considera que a crise política é “uma trapalhada pesada” que envolve um governo desde o primeiro ministro, com casos de tráfico de influências e de corrupção”. Isto é do piorio” e já está a ter consequências políticas e partidárias. Alerta que futuro próximo é “preocupante”, verificando que o atual momento vai favorecer “o avanço de projetos políticos anti-democráticos da extrema direita”.
Neste episódio, o painel foi convidado a comentar o anúncio da residência para estudantes da ESTGOH, bem como a inauguração de um espaço de alojamento para alunos da Eptoliva.
O programa pode ser ouvido todas as terças às 21h, e com repetição aos domingos às 14h, em 100.2 FM, na emissão online e na app Rádio Boa Nova. Fica também disponível em todas as plataformas de podcasts.