O Município de Oliveira do Hospital voltou a ser distinguido com o galardão de “Município Amigo da Juventude” pelas boas práticas desenvolvidas ao nível das políticas de juventude.
O reconhecimento foi atribuído no início de outubro pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, que validou, assim, a permanência de Oliveira do Hospital na Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.
A distinção, na Categoria de 3 Estrelas, surge no âmbito de uma candidatura ao “Selo de Município Amigo da Juventude” efetuada pelo Município, através do Gabinete de Desporto, e destaca Oliveira do Hospital como uma referência nacional pelas práticas desenvolvidas ao nível das políticas de juventude.
Para o vereador da Câmara Municipal com o pelouro do Desporto, Nuno Ribeiro, renovar este reconhecimento é o resultado “da atenção e do investimento que dedicamos aos nossos jovens” e, também, “do apoio que é dado, por exemplo, na atividade desportiva e na realização de eventos de índole cultural.”
A criação de um Cartão Jovem Municipal e os incentivos ao envolvimento jovem na gestão autárquica, através do programa “Orçamento Participativo Jovem”, são outros exemplos dados por Nuno Ribeiro que justificam as boas práticas do Município ao nível das políticas de juventude.
“Promovemos e apoiamos a participação e a emancipação da população jovem. Assumimos-nos como um Município comprometido com a população jovem e as associações de jovens e trabalhamos em conjunto na implementação de reais políticas de juventude”, salienta Nuno Ribeiro.
No seguimento, já foi enviada ao Município de Oliveira do Hospital a nova bandeira, que vai passar a estar hasteada defronte do edifício dos Paços do Concelho, e o diploma que atesta a atribuição do selo “Município Amigo da Juventude”.
A bandeira e o selo são o reconhecimento de qualidade nacional para os municípios amigos da juventude e são atribuídos às autarquias integrantes pela Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.
A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, criada em 2020 e atualmente com 161 municípios inscritos, é uma plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local, para a implementação de reais políticas de juventude, através de um diálogo jovem de base local.
Tendo como suporte e fundamento o Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude, tem como missão impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão da população jovem.