O filme “Bisalhães – A Aldeia do Barro Preto”, realizado por Tiago Cerveira, jovem de Travanca de Lagos (Oliveira do Hospital), conquistou o 1.º lugar na categoria “Cultura e Património” da Competição Internacional do ART & TUR – International Tourism Film Festival, que já vai na 16.ª edição e decorreu este ano nas Caldas da Rainha.
Para o realizador ART & TUR – International Tourism Film Festival, “este galardão é um importante reconhecimento do trabalho documental realizado pelo Rostos da Aldeia, mas é, sobretudo, uma forma de levar mais longe uma tradição que é património da humanidade e que urge preservar”.
Tiago Cerveira adianta que o filme vai ser usado para divulgar o Barro Negro de Bisalhães nos mercados turísticos internacionais.
Nesta 16.ª edição do Art&TUR foram selecionados para a competição 262 filmes de 47 países.
“Ficamos muito felizes com este prémio, que só foi possível graças à generosidade daqueles que, em Bisalhães, lutam para manter viva esta tradição milenar”, refere o jovem realizador que na produção do filme contou com o apoio de Luísa Pinto e Filipe Morato Gomes, com banda sonora original de Daniel Pereira Cristo e o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.