O Realizador Luís Silva, do concelho de Seia, prepara-se para lançar um novo documentário após uma paragem de 10 anos.
Segundo informação que o próprio partilhou com a Rádio Boa Nova, o documentário “quer mostrar a vida louca da exploração do minério na Serra da Estrela nos anos 50 e as vantagens e desvantagens que isso trouxe à época à região, numa altura em que já deram entrada mais de 20 pedidos de prospeção de lítio no interior-centro do país”.
No regresso à produção de documentários, luís Silva volta ao contacto “com as populações que viveram os loucos anos da exploração do volfrâmio e de outros minérios nesta região”.
Luís Silva é autor dos documentários premiados em festivais de cinema como “Os últimos Moinhos” (2009), “Lanificios.Doc” (2011), “Sabores da Serra da Estrela” (2013), entre outros.
Desta vez, o realizador centra-se num tema para o qual já começou a recolher provas documentais há já alguns anos, algumas em arquivo. As filmagens vão arrancar no próximo ano.
“Recorde-se que o documentário “Os últimos Moinhos” foi vencedor de uma Menção Honrosa no Festival CineEco em 2009, e, desde então através de diversos festivais de cinema documental nacionais e internacionais tem levado o nome da Serra da Estrela e do melhor que se cá fez e faz aos quatro cantos do Mundo”, refere o realizador.