A partir da meia-noite, todo o país ficará sob aviso amarelo, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O alerta será ativado em Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal logo a partir das primeiras horas de sábado e prolongam-se até às 9h da manhã.
Em Beja, Braga, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Viseu o alerta entra em vigor pelas 3h da manhã, prolongando-se até ao final da tarde de sábado.
Bragança e Vila Real, que sentirão uma maior precipitação já durante esta tarde, voltarão o som da chuva com maior intensidade só pelas 9h de amanhã.
A previsão de chuva é para o dia todo, sendo que no período em que é ativado o alerta prevê-se aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada
Também nas ilhas, à excepção do Porto Santo, se registará um aumento da precipitação, que coloca os dois arquipélagos sob o mesmo aviso.
O fim de semana será, assim, de chuva, que se manterá em todos os distritos do país durante sábado e domingo. Apenas Beja, no domingo, terá descanso dos aguaceiros, prevendo-se contudo tempo nublado para a região.
Registar-se-á também uma descida das temperaturas, com as temperaturas máximas a chegarem, no sábado, apenas aos 25ºC em Aveiro Santarém e Setúbal. Já a temperatura mínimo baterá nos 12ºC na Guarda e em Vila Real. No domingo, Évora será o distrito mais quente, com 25ºC, enquanto na Guarda se registará a temperatura mínima mais baixa, com 11ºC.
A mudança de tempo está relacionada com uma nova depressão, vinda de Noroeste, que se aproxima de Portugal Continental e vai substituir a massa de ar quente que, nos últimos dias, aqueceu o país.
Hoje, no concelho de Oliveira do Hospital, as temperaturas vão oscilar entre os 15ºC de mínima e os 25ºC de máxima.