Num curto espaço de uma semana, deflagraram dois incêndios florestais perto de Santa Ovaia durante a madrugada. Emídio Camacho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (BVOH) não acredita “em coincidências” e está convencido que “há uma intenção” nas ignições.
O último incêndio, no início desta semana, apresentava “dois focos distintos, não muito longe um do outro”, junto à estrada que dá acesso à povoação de Santa Ovaia. No entender do comandante, “alguém decidiu colocar dois focos de incêndio” e trata-se de casos de ignição intencionais. Em declarações ao Diário de Coimbra, Emídio Camacho afirma: “alguém está a esconder-se com a noite e a provocar ignições sem ser visto”.
Segundo o responsável, “as ignições estão a ser feitas em locais estratégicos” numa zona com declive moderado, densamente povoada com mato, pinheiro e também algumas oliveiras, onde o fogo “evolui muito rapidamente”.
Assim, o líder da corporação oliveirense apela à população para que esteja “vigilante”, uma vez que “proteção civil somos todos nós”.
Fonte: Diário de Coimbra