Tendo em conta dos “inúmeros imigrantes residentes em Meruge, a Junta de Freguesia tem prestado auxílio através de aulas de Língua Portuguesa para “facilitar a sua integração e autonomia social e cívica”.
O “Curso Aberto de Aulas de Português para Imigrantes” decorre na antiga Escola Primária de Meruge e é lecionado pela professora Fátima Couceiro que, desde logo, mostrou “disponibilidade e o entusiasmo para, voluntariamente, ministrar as aulas”.
A iniciativa arrancou no início de julho e, a esta altura, mais de duas dezenas de imigrantes indianos frequentam o espaço. A Junta de Freguesia, presidida por João Abreu, “suporta os custos com todo o material didático”.
Para Fátima Couceiro, “tem sido uma experiência enriquecedora para ambas as partes” com troca de conhecimentos. Quanto aos alunos, considera que “são muito respeitadores, interessados e têm muita vontade de aprender”. Para a professora, a maior dificuldade para os imigrantes passa por “pronunciar os sons”, contudo é notória “a grande vontade em aprender”.
Também a população está satisfeita com a iniciativa e vê agora a antiga Escola Primária de portas abertas.