Aproxima-se o grande dia da Romaria de Nª Srª dos Milagres que se venera em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, já no próximo dia 15 de agosto. Este ano, a organização está a cargo da Comissão de Festas que pretende “continuar a dignificar a romaria e a abrir a porta a mais gente” para que o evento “seja maior e consiga manter S. Paio de Gramaços no auge”.
O programa das festividades em honra de Nª Srª dos Milagres já arrancou no passado dia 6 de agosto com a oração da novena, mas a esta altura as atenções centram-se nos dias que se avizinham de final de semana e Dia Santo de 15 de agosto, dia da Romaria em S. Paio de Gramaços.
Depois de um ano de muito trabalho ultimam-se os preparativos no recinto e capela de Nª Srª dos Milagres que conta com muitos devotos da localidade, do concelho, da região e fora dela, e também de muitos emigrantes que, nesta altura, regressam à terra natal.
Carlos Oliveira e Joel Brito são dois dos oito elementos que constituem a Comissão de Festas e que partilharam com a Rádio Boa Nova o objetivo de toda a organização, a que se têm juntado os familiares, entidades parceiras e os muitos patrocinadores. “O nosso objetivo principal é que haja animação e que toda a gente esteja em festa e todos estejam unidos: S. Paio de Gramaços com o mundo e o mundo com S. Paio de Gramaços”, referiu Carlos Oliveira que assume a “união” como a palavra de ordem da Romaria de 2023. A apreciar as anteriores Romarias e o bom trabalho desenvolvido pela Irmandade de Nª Srª dos Milagres, o responsável tem a ambição de manter as festividades “no mapa e na história de S. Paio de Gramaços e de Oliveira do Hospital”.
Na Rádio Boa Nova, Carlos Oliveira mostrou-se convencido de que esta “vai ser uma grande festa” e que abre “a mais gente” que se queira juntar aos oito elementos da Comissão. Nesta altura, já é certo que a Romaria de 2024 também vai ser organizada pela Comissão e a intenção é que a mesma “seja maior e mais divertida para todos”.
Na edição de 2023, as festividades reservam “muita animação” e o objetivo é também de “atrair mais gente à localidade”, como sublinhou Joel Brito. A destacar o envolvimento das coletividades da localidade no programa da Romaria, o responsável está também confiante no cartaz do evento que reserva a artista portuguesa Rebeca e a Banda K para a noite de 15 de agosto. Antes disso, no sábado, dia 12, a aposta recai em Flash Music e em Marta Miranda. As expectativas são igualmente positivas em torno da programação de domingo, dia 13, com o passeio de clássicos, que já conta com 40 inscrições. À noite, a animação fica a cargo da banda Tekos, Na segunda-feira, dia 14, cabe à Banda Sense animar o recinto. Tal como em anos anteriores, as expectativas centram-se no fogo-de-artifício que se espera “magnífico” (dependente da situação meteorológica).
A esta altura, o convite da Comissão é para que todos marquem presença nas festividades que mantêm viva a tradição religiosa, animam a localidade e as suas gentes”. A Comissão garante que, neste ano e como era prática antiga, “vai haver melão e vinho branco” na manhã de 15 de agosto.