A alegria espelha-se nos rostos do Padre José, responsável pela juventude da diocese de Guadalajara, em Espanha, e de Filipe, de origens portuguesas mas já nascido na Alemanha, vindo da diocese de Aachen. Os dois vieram a Portugal como peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023).
Em conversa com a Rádio Boa Nova, o jovem lusodescendente diz que “é como estar em casa”, sublinhando em português o gosto que tem em voltar ao lugar das suas origens familiares e a felicidade que sente por partilhar esta jornada com tantos outros jovens de todo o mundo.
O pároco espanhol, por seu lado, dá conta da receção irrepreensível feita pelas famílias de acolhimento do COT J’OliTá. “Parece que conhecemos estas pessoas a vida inteira, embora ainda só tenhamos estado na casa delas por uma noite”, afirmava em direto este religioso, numa conversa à margem do concerto Energia da Fé, promovido pelo COT esta quinta (27) no Café Central, em Oliveira do Hospital.
Marta Vieira, que coordena o grupo de trabalho em Oliveira do Hospital e Tábua, deu conta de um trabalho de preparação que dura desde abril de 2021, relatando uma experiência fantástica, com um grupo de peregrinos espanhóis e alemães, “muito animado, muito alegre, muito divertido”. “Todos com muita energia da fé, muito entusiasmados por partilharem a sua fé uns com os outros, com os portugueses e com as famílias de acolhimento”, resume.
O concerto Energia da Fé, aberto a todo o público, reuniu mais de 200 jovens, com momentos musicais protagonizados pelos grupos de jovens locais e pelas crianças e adolescentes da catequese, e também pelos grupos oriundos de Espanha e Alemanha. Veja aqui o vídeo de um desses momentos: