É já este sábado, dia 22 de julho, pelas 14h00, que arranca o 18º Torneio Nacional de Damas de Meruge, prova inscrita no calendário da Federação Portuguesa de Damas.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, perante o êxito alcançado com este torneio, nos últimos anos, Meruge “tornou-se um lugar mítico e de veneração dos damistas nacionais”, o que motiva a presença dos melhores jogadores do ranking, nomeadamente Tiago Manuel, Nuno Vieira, José Carlos Anjos, Joaquim Silva (Pardal), Carlos Bastos, todos eles graduados como grandes mestres e mestre internacional. Também Vaz Vieira, de Coimbra, único Campeão Nacional durante 10 anos consecutivos, vai também estar presente, como observador.
No evento, estarão jogadores oriundos de vários pontos do país: Almada, Lisboa, Entroncamento, Murça, Penafiel, S. João da Madeira, Cucujães, Espinho, Matosinhos, Gouveia, Mangualde, Vila do Conde, Coimbra e Oliveira do Hospital. Refira-se que o número de inscritos na edição de 2023 “bateu todos os recordes”.
A Junta de Freguesia de Meruge “vai estar em festa” e, por isso, “agradece antecipadamente a todos os desportistas que vão percorrer longas distâncias para estar presentes e animar este torneio”.
Segundo a autarquia, “a parte desportiva será complementada com o convívio e a componente gastronómica, honrando a tradição de bem receber da Freguesia de Meruge”. “O Arroz de Suã e os enchidos da nossa terra farão as delícias de todos os que nos visitarem, promovendo os nossos produtos e os nossos valores culturais, paisagísticos, numa jornada simultaneamente”, lê-se na nota.