Um grupo de 41 pessoas concluiu a sua formação no Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e está agora “mais valorizado”. Treze adultos viram reconhecidas as suas competências ao nível do ensino Básico e 28 ao nível do secundário.
Os certificados foram entregues na semana passada, numa cerimónia promovida pelo Centro Qualifica que continua a recrutar adultos que pretendam ver as suas competências valorizadas e reconhecidas.
Foi o que fez Ana Cristina, operária numa unidade de confecções, inicialmente com habilitações literárias ao nível do 4º ano no ensino regular. Ana Cristina já tinha recorrido ao Centro Qualifica para conseguir habilitações ao nível do 6º ano e agora tem habilitações ao nível do 9º ano. À Rádio Boa Nova, a mulher garante que não vai parar e vai continuar até ao 12º ano.
Já Ana Silva concluiu a sua formação ao nível do 12º ano. Também operária na área das confecções, Ana estava desempregada na altura em que procurou o Centro Qualifica. Iniciou o processo de validação com o propósito de arranjar um emprego melhor, mas também por uma questão de valorização pessoal.
A conclusão de mais um processo foi motivo de grande satisfação para Cristina Borges, coordenadora do Centro Qualifica. “É um orgulho para nós. Significa que o concelho está mais rico”, referiu.
O sentimento de orgulho é partilhado pelo diretor do AEOH. Para Carlos Carvalheira o momento de entrega dos diplomas é um “dia importante”. “É um momento fantástico, brilhante e de parabéns”, frisou o responsável, que confessa ter “muito orgulho no funcionamento do Centro Qualifica” e, por isso, apela às pessoas que não tenham qualificações a procurar o AEOH. Para Carlos Carvalheira, a validação das competências é importante em termos de valorização pessoal, mas também a “nível de currículo”.
O momento de entrega dos diplomas foi presenciado pelo presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, que encara o ensino, e de modo particular o que é ministrado na escola pública, como o “grande elevador social da sociedade portuguesa”. “Há 40 cidadãos mais valorizados para fazer face aos desafios da vida em Oliveira do Hospital”, afirmou o autarca desafiando todas as pessoas a não desistirem de aprender, porque “o saber não ocupa lugar”. “Sejam ambiciosos no querer e valorizem-se”, defendeu.
A vereadora da Educação, Graça Silva, também marcou presença na cerimónia que contou com momentos musicais a cargo de alunos do Conservatório.