A reabilitação da Ponte das Três Entradas, no concelho de Oliveira do Hospital, deverá demorar cerca de um ano a ser realizada, representando um investimento na ordem dos 670 mil euros, revelou a Infraestruturas de Portugal (IP).
A IP informou que a empreitada de reabilitação e reforço da Ponte das Três Entradas foi consignada na segunda-feira, tendo um prazo de execução de 345 dias.
“A intervenção tem como objetcivo a reabilitação e o reforço estrutural da ponte, beneficiando os níveis de qualidade, condições de circulação e segurança da infraestrutura rodoviária”, explicou.
De acordo com a IP, a empreitada prevê a execução de um tabuleiro em betão armado sobre a estrutura existente de alvenaria nos três tramos da ponte, bem como a pavimentação da nova faixa de rodagem e a limpeza das cantarias, tratamento de juntas e aplicação de drenos em muros avenida e encontros.
Contempla ainda a substituição dos guarda-corpos metálicos, a beneficiação de taludes e acessos adjacentes, para além do tratamento e adaptações de órgãos de drenagem periféricos.
“A realização desta empreitada é desenvolvida no âmbito do trabalho regular da IP de investimento na melhoria continua dos níveis de qualidade e segurança das infraestruturas rodoviárias nacionais, ao dispor da mobilidade das populações”, justificou.
A Ponte das Três Entradas está localizada ao quilómetro (KM) 135+531 da Estrada Nacional (EN)230, na União de Freguesias de Penalva de Alva e São Sebastião da Feira e na União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra. Situa-se sobre os rios Alva e Álvoco, que confluem imediatamente a jusante da ponte.
Myriam Tomás (aluna estagiária EPTOLIVA)