Uma semana antes da chegada oficial do verão, estão previstas temperaturas que ascendem a 30 graus em todo o país.
Após a tempestade Oscar que trouxe chuva, vento forte e inundações (principalmente no arquipélago da Madeira), as previsões meteorológicas apontam para um revés desta situação (atípica) em junho.
Precisamente uma semana antes da chegada oficial do verão, o IPMA anuncia 0% de precipitação e uma subida de temperatura em todo o país.
Em Lisboa, na quarta-feira estão previstas temperaturas mínimas de 17 graus e máximas de 26. No dia seguinte volta a subir, para 29 graus. O pico da temperatura máxima da semana irá registar-se na sexta-feira, dia 16, quando estão previstos 30 graus.
Nesse dia, no Porto e em Bragança estão previstas máximas de 27, Évora (35), Santarém (34), Beja (33), Setúbal (32), Faro, Madeira e Açores (30) e Coimbra (29).
Hoje, a previsão de chuva, vento forte e trovoadas coloca 12 distritos do continente a ‘amarelo’
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até às 15h00 de hoje.
O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, temporariamente com boas abertas a partir do meio da tarde. A previsão aponta também para períodos de chuva ou aguaceiros, que nas regiões Norte e Centro podem ser localmente fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoadas até meio da tarde, com maior probabilidade até início da manhã.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Faro e Aveiro) e as máximas entre os 18 (na Guarda) e os 26 (em Évora e Beja).
No concelho de Oliveira do Hospital, hoje os termómetros oscilam entre os 14ºc mínima e os 21ºC de máxima.