Um incêndio em S. Gião, concelho de Oliveira do Hospital, mobilizou, ontem, três meios aéreos, 76 operacionais e 16 viaturas. Causadas por uma “queda de um relâmpago”, as chamas consumiram 14 mil metros quadrados de área ardida numa zona de mato.
Segundo Emídio Camacho, comandante dos Bombeiros de Oliveira do Hospital, o fogo surgiu na encosta da serra, na zona de S. Gião. Depois de o alerta ter sido dado pouco depois das 15h30, a primeira viatura saiu às 15h43. O responsável destaca a forte mobilização de meios que foi decisiva para controlar as chamas.
O incêndio, que deflagrou “em zona de grande mato e giestas”, foi dado como dominado às 19h10. O relevo da encosta, com declive muito acentuado, acabou por dificultar o combate às chamas
No local estiveram elementos das corporações da região, nomeadamente Oliveira do Hospital, Tábua, Vila Nova de Oliveirinha, Arganil, Lagares da Beira, Loriga, S. Romão, Coja, Penacova e Mortágua. Na ocorrência, para além dos helicópteros , estiveram duas patrulhas da GNR.