Avizinha-se o 13 de Maio, um dos momentos altos para a comunidade católica portuguesa, quando milhares de pessoas vão em peregrinação até Fátima para assinalar o aniversário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.
Como tal, a Guarda Nacional Republicana (GNR) fez questão de recordar vários conselhos para os peregrinos, em comunicado, avisando também que, a partir desta quinta-feira e até 14 de maio, vai intensificar “as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso”, para “apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações” no âmbito da Operação ‘Peregrinação Segura 2023’.
Andar em fila única, sinalizar o início e o fim dos grupos e não andar na estrada, mas sim na berma, são alguns dos conselhos, para além de caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito e não andar em locais onde a circulação de peões seja proibida.
Mais, a GNR recomenda o uso, sempre, quer de dia quer de noite, de coletes refletores e não utilizar auscultadores nem auriculares, bem como garantir que as reuniões do grupo sejam feitas fora da estrada e que o telemóvel fique no bolso durante a caminhada.
Em comunicado, a autoridade deixou também conselhos específicos na chegada à cidade de Fátima e ao Santuário:
- Chegue atempadamente a fim de evitar filas prolongadas;
- Não deixe bens à vista no interior dos veículos, guarde-os na bagageira antes de chegar ao local onde vai estacionar;
- Não deixe documentos pessoais nos veículos, tenha-os sempre consigo;
- Não transporte a carteira/telemóvel no bolso de trás ou na mochila, guarde-os num bolso da frente ou numa bolsa com fecho que esteja sempre em contacto com o corpo;
- Evite andar com grandes quantias de dinheiro, divida-o e distribua-o por vários locais;
- Não leve bens de valor, nem objetos que sejam ostensivos;
- Tenha sempre o telemóvel com bateria e o contacto dos demais elementos do grupo;
- Logo após o fim das cerimónias, a saída deve ser calma e gradual evitando as filas prolongadas;
- Nunca perca de vista os idosos e crianças que o acompanham, devendo estes terem sempre um contacto de um adulto do grupo.
“Tratando-se de um evento de grande impacto a nível nacional e internacional, que reúne milhares de fiéis de todo o mundo, a GNR prevê um elevado número de peregrinos a efetuarem o percurso a pé, em grupos numerosos e circulando muitas vezes em vias com tráfego intenso e com bermas estreitas ou com ausência das mesmas, o que potencia o risco de atropelamento”, alertou a GNR.
A autoridade refere ainda o acréscimo de pessoas que poderá vir da realização, este ano, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal.
A Operação será levada a cabo em duas fases:
- 1.ª fase – “De 4 a 11 de maio, através da orientação do esforço de policiamento para as vias mais críticas, designadamente as vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes dos locais do evento e respetivos eixos viários de acesso, bem como para a sensibilização dos peregrinos”;
- 2.ª fase – “De 12 a 14 de maio, garantindo a segurança das celebrações religiosas que decorrem no Santuário de Fátima e zonas envolventes”.