As temperaturas vão sofrer, no fim-de-semana, uma subida acentuada acima da média para o mês de abril, prevendo-se máximas acima dos 30 graus, em especial no Alentejo e Vale do Tejo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que para hoje ainda está prevista chuva para as regiões do Norte e Centro que será mais frequente na região do Minho e Douro litoral, mas já está prevista uma ligeira subida das temperaturas.
A maior subida será para amanhã, sábado, onde se espera que em alguns locais do país seja acentuada com aumento de entre 6 a 8 graus relativamente a hoje. No domingo é esperada outra subida de temperatura mais significativa nas regiões do litoral e os valores da temperatura serão bastante elevados um pouco por todo o território, acima de 30 graus em alguns locais como o Alentejo e a região do Vale do Tejo”.
Segunda-feira será o dia mais quente com as temperaturas a variar entre os 28 e os 29 graus e acima dos 30 em alguns locais, sendo que no Vale do Tejo e Alentejo, serão valores próximos dos 34 graus.
Nos primeiros dias da próxima semana os valores estarão elevados e no final muitos locais voltam e a ter temperaturas mais habituais para esta altura do ano entre os 20 e os 25 graus.
Devido à previsão do estado do tempo para os próximos dias, o perigo de incêndio rural vai agravar-se em Portugal continental. O IPMA prevê até terça-feira um agravamento do perigo de incêndio, que se estenderá por uma área maior.
Em Oliveira do Hospital, as temperaturas variam, hoje, entre os 5 e os 16 graus. No sábado, a máxima deverá chegar aos 22 e no domingo aos 25. Para segunda-feira, estão previstas máximas de 27 para o concelho oliveirense.