O Pavilhão Multiusos de Tábua recebe no próximo fim-de-semana, dias 4 e 5 de março, a Tábua de Queijos e Sabores da Beira, uma mostra dos “produtos endógenos de qualidade” do concelho e uma iniciativa que promete ser “uma viagem ao mundo rural”.
“É esse o propósito ao realizarmos mais uma Tábua de Queijos e Sabores da Beira”, afirmou Ricardo Cruz. Em entrevista à Rádio Boa Nova, o autarca do Município de Tábua garantiu que o evento “está recheado de iniciativas que promovem o produto de excelência que é o Queijo Serra da Estrela, mas também os outros que estão associados a este certame como enchidos, azeite, mel, pão, doçaria e de vinho do Dão”. A relembrar que Tábua “pertence à Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela, mas também à Região Demarcada do Vinho do Dão”, Ricardo Cruz sublinhou que “2023 será o ano em que serão apresentados os primeiros avanços da Queijaria Comunitária, uma estratégia conjunta com a ANCOSE.
A esta altura, a autarquia espera atingir a meta dos “dez mil visitantes por dia” e os números da hotelaria são animadores. De acordo com o presidente do Município, “as reservas estão próximas da lotação” e, por isso, não tem dúvidas de que “Tábua seja o Encanto das Beiras neste fim-de-semana ao receber milhares de turistas”.
“Estamos a fazer tudo para que consigamos dar as condições necessárias para que o visitante possa colocar Tábua na agenda este fim-de-semana. O modelo está bem conseguido. Está tudo preparado para que, efetivamente, possamos ultrapassar as expectativas e ter um certame de excelência”.
O Multiusos de Tábua contará com 120 expositores, 70 dos quais dedicados aos produtos endógenos a que se juntam stands de artesanato e de gastronomia. Animação e dinamização cultural são ingredientes do certame que conta com um programa dirigido às famílias com passeios a charrete, showcookings, oficinas infantis, fabrico de pão, provas de vinho, entre outras atividades.
A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, vai presidir à inauguração da “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”, no sábado, pelas 9h30.