A festa de passagem de ano em Viseu foi cancelada devido à previsão de chuva. Os concertos foram suspensos, mantendo-se apenas o fogo-de-artifício, que será lançado à meia-noite.
Em comunicado, a autarquia de Viseu refere que, a “após a receção das mais recentes informações sobre as previsões meteorológicas para o dia e noite de amanhã, 31 de dezembro, que apontam para o agravamento do estado do tempo, em especial a precipitação, a organização, em articulação com o serviço municipal de Proteção Civil, decidiu avançar com a decisão de cancelamento das celebrações”.
Na mesma nota enviada à imprensa, o município diz que “as condições meteorológicas adversas não permitem garantir a logística necessária à normal realização do programa, para além de porem em causa a segurança de todos os envolvidos e a própria comunidade que aqui se descolaria para celebrar o fim do ano”.
Os concertos foram cancelados. Apenas o Bairro da Restauração estará em funcionamento, “dado ser uma estrutura indoor, recebendo viseenses e visitantes” a partir do meio-dia. “Também o fogo-de-artifício será lançado pela meia-noite”.
As celebrações marcadas para a noite da Passagem de Ano no Porto, Gaia e Matosinhos vão ser canceladas, após as previsões da Proteção Civil apontarem para um agravamento das condições meteorológicas nos três municípios, “com chuva forte, vento e agitação marítima, precisamente durante a noite deste sábado, dia 31 de dezembro, e a madrugada do dia 1 de janeiro”.
“Os festejos musicais, realizados no exterior, e pirotécnicos marcados para a noite da Passagem de Ano, nas respetivas cidades” vão ser cancelados “seguindo as recomendações da Proteção Civil e os avisos à população”.
Os serviços municipais de Proteção Civil de Porto, Gaia e Matosinhos avisam ainda para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas a partir desta sexta-feira à noite e até dia 1 de janeiro de 2023, nomeadamente, vento, precipitação e agitação marítima.
Relativamente à precipitação, é esperada a ocorrência chuva persistente e por vezes forte para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2023, sábado e domingo respetivamente – avisos amarelo e laranja. O período mais crítico, que corresponde à duração do aviso laranja, está previsto entre as 00h e as 12h de dia 1 de janeiro, domingo.