Foi com “profunda tristeza” que o Município de Oliveira do Hospital tomou conhecimento do falecimento de Maria do Patrocínio Nunes, carinhosamente tratada por “Tia China”.
Galardoada em 2017 pelo Município de Oliveira do Hospital com a Medalha de Mérito Municipal, Maria do Patrocínio Nunes, nascida em Lourosa, dedicou cerca de meio século da sua vida, quase em exclusividade, a zelar pela Igreja Moçárabe S. Pedro de Lourosa, monumento nacional.
Apelidada como a guardiã do templo, foi uma figura muito respeitada e querida por toda a população e também pelos inúmeros visitantes que ao longo de várias décadas vieram conhecer um dos mais importantes monumentos peninsulares do século X – a Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa.
A “Tia China” mantinha-se habitualmente por perto do monumento, estando sempre disponível para cumprir com uma velha tradição de abrir as portas da igreja sempre que os visitantes tocassem o sino por duas vezes.
Ao longo dos quase 50 anos de” extrema dedicação ao velho templo moçárabe”, datado de 912, abriu as portas da igreja e” serviu de guia a ministros, presidentes da república e a inúmeras figuras públicas nacionais e internacionais”.
O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, expressa neste momento, de grande dor e tristeza, em seu nome pessoal e da Câmara Municipal a que preside, o seu profundo pesar, bem como a sua mais sentida solidariedade junto dos familiares e amigos de Maria do Patrocínio Nunes.