O Comando Territorial de Coimbra, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 1 a 7 de novembro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
Na última semana, foram detidas 27 pessoas, destacando-se 20 por condução sob o efeito do álcool, duas por violência doméstica, duas por condução sem habilitação legal, uma por tráfico de estupefacientes e uma por furto.
A GNR apreendeu 20,02 doses de haxixe; 2,924 doses de liamba; 13,10 doses de cocaína; um telemóvel; 225 euros em numerário; 170 litros de combustível e duas viaturas.
Na fiscalização do trânsito, foram detetadas 360 infrações: 14 por falta de inspeção periódica obrigatória, 14 por falta de seguro de responsabilidade civil, 12 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 12 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, dez por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e três relacionadas com tacógrafos.
Ocorreram 84 acidentes nas estradas do distrito, de onde resultaram 25 feridos leves.
Na fiscalização geral, foram emitidos 28 autos de contraordenação: 21 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente; cinco no âmbito do policiamento geral, um no âmbito da pesca e um no âmbito do consumo de estupefacientes.
De 1 a 7 de novembro, as autoridades realizaram, ainda, ações de sensibilização no âmbito das campanhas “Escola Segura” (Violência no meio escolar/ Prevenção Rodoviária/ Internet Segura/ Dia Mundial de Combate ao Bullying), “Censos Sénior”, “Comércio Seguro”, “Idosos em Segurança”, Apoio a pessoas com deficiência e no âmbito florestal.