Em noite de laureados, a Região de Coimbra conquistou dois prémios no ART & TUR – International Tourism Film Festival: a série “A Million Food Stories” _ 1° prémio, na categoria Gastronomia; e o “Surf No Crowd”_ 2º prémio, na categoria Destinos de Surf.
Os filmes apresentados a concurso pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra foram selecionados entre os 281 filmes promocionais e documentários, de 32 países, que se inscreveram e que foram avaliados pelo júri internacional.
“A Million Food Stories” é uma série de documentários gastronómicos que nos transportam por uma agradável viagem através da gastronomia da Região de Coimbra, cheia de história da nossa terra, de estórias das nossas gentes, desde o mar à serra, do urbano ao rural, valorizando a identidade, a diversidade e a autenticidade do nosso território.
“Surf No Crowd” é um projeto que surgiu da vontade comum dos concelhos do litoral da Região de Coimbra – Cantanhede, Figueira da Foz e Mira – de estruturar e promover a oferta do Surf tendo por base a sua vertente turística, focada no lazer e não na competição, tirando assim maior partido das excelentes condições do mar nestes territórios para a prática desta modalidade. Pretende-se que as praias atlânticas destes três municípios tenham uma única identidade e funcionem como um destino ideal para o pleno usufruto do Surf em família, um destino diversificado, mas que é promovido como uno.
Os vencedores da 15.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo foram conhecidos no dia 28 de outubro, numa gala de entrega de prémios em Ourém, cidade onde decorreu o festival, de 25 a 28 de outubro.
O Festival ART&TUR é um evento de grande importância no panorama internacional dos festivais de cinema de turismo, atraindo todos os anos os melhores filmes promocionais e documentários sobre turismo, nacionais e internacionais que se produzem no mundo. As últimas cinco edições do festival realizaram-se no Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro e, agora, Ourém.