Iniciou no passado dia 1 de julho e decorre até 31 de agosto a época balnear no concelho de Oliveira do Hospital. No arranque, foram hasteadas as bandeiras de Praia Acessível em Avô, S. Sebastião da Feira, S. Gião e Alvoco das Várzeas, sendo que, esta última é também galardoada com Bandeira Azul – Qualidade de Ouro.
Para o presidente do Município de Oliveira do Hospital, “a época balnear está preparada para os dois meses”, numa “articulação entre a equipa do Gabinete do Ambiente da autarquia e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), coordenação das Juntas de Freguesia e com parceria reforçada com a GNR para manter as praias seguras”. De acordo com José Francisco Rolo, o Município investe, anualmente, cerca de cinco mil euros nas análises da água dos respetivos rios.
Na ocasião, o autarca realçou o “regresso ao uso normal dos espaços que, durante dois anos, foram condicionados”. A esta altura, o convite é para que “visitem as praias fluviais do concelho e outras zonas balneares que, não sendo vigiadas, também podem ser fruídas e são de qualidade”. O autarca destaca “o esforço assinalável das Juntas de Freguesia” num “contexto difícil de arranjar nadadores-salvadores, dadas as carências a nível nacional” e que é “uma realidade nas praias costeiras, mas também nas praias do interior”.
Como tem sido hábito, a iniciativa “Leituras de Verão” regressa às praias fluviais para que “possam ser espaços ainda mais convidativos”. Neste “dinamismo cultural”, os veraneantes podem “ocupar o tempo a ler periódicos ou livros”. De acordo com Graça Silva, vereadora da Cultura, “é uma biblioteca que vem até às praias”.
Para Manuel Pimentel, presidente da Junta de Freguesia de Avô, “é um gosto” assistir à cerimónia do hastear das bandeiras na Ilha do Picoto, a “joia da coroa de Avô e o cartão postal de Oliveira do Hospital”. “Esperamos receber com toda a dignidade todas as pessoas que nos visitam”, afirmou, adiantando que, “este ano, houve um grande investimento da Junta de Freguesia no espaço, ao nível dos relvados e casas de banho”. Manuel Pimental agradeceu, ainda, à Câmara Municipal pelo habitual investimento anual face aos estragos provocados pelas cheias.
O agradecimento foi também feito por Cátia Alves que se congratula pelo “auxílio e trabalho” da autarquia na preparação da época balnear em que foi “incansável”. Para presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas, o momento do hastear das bandeiras é “uma reconhecida homenagem ao que a freguesia tem de melhor”. “Mas acima de tudo é uma homenagem a um povo que merece porque sempre preservo a natureza e sempre respeitou o ambiente e o rio”, sublinhou. A salientar “os anos, meses e dias de trabalho” para a obtenção dos galardões, a presidente desejou que todos os visitantes se sintam em casa em Alvoco”.
Já o anfitrião de S. Sebastião da Feira, Rui Coelho, mostrou-se satisfeito pelo facto de a Junta de Freguesia ter “conseguido preparar todas as infraestruturas da praia fluvial atempadamente e, ao mesmo tempo, dotar vários espaços fluviais que existem na freguesia para que possam também acolher veraneantes”. O autarca destacou “os trabalhos de limpeza” de que a praia é alvo todos os anos para estar nas melhores condições para os banhistas. “Convido todos para que visitem o Vale do Alva neste verão. É uma zona bastante interessante com excelentes espaços fluviais. Nós cá estaremos para vos receber”, lançou o convite.