O vereador da coligação PSD/CDS-PP na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está contra o modelo aplicado ao alargamento do prazo de submissão de candidaturas ao PACK L – Programa Municipal de Apoio ao Comércio Local, com dotação de 50 mil Euros, e que registou apenas duas candidaturas pelo valor de 500 Euros cada.
A intervir na última reunião pública do executivo oliveirense, Francisco Rodrigues recuou ao dia 6 de janeiro para recordar que, por ocasião da aprovação do alargamento do prazo do PACK-L, defendeu que a proposta deveria ser revista para abranger potenciais beneficiários com diferenças de faturação entre o ano de 2021 e os resultados de 2019, incluindo os que já tinha sido apoiados pelas diferenças de faturação entre o ano de 2020 e os resultados de 2019. Refira-se que a proposta de alargamento que foi aprovada, devido ao Estado de Calamidade que tinha sido declarado no dia 1 de janeiro, visava candidaturas para além das que já tinham sido contempladas nos períodos anteriores de vigência do Programa.
Terminado o período de candidaturas que decorreu de 7 de janeiro a 30 de abril de 2022, com dotação de 50 mil Euros, Francisco Rodrigues constatou que apenas se registaram duas candidaturas pelo valor de 500 Euros cada.
Face ao resultado, o vereador da coligação não poupa o executivo municipal, acusando mesmo de usar o valor de 50 mil Euros para “fazer a já corriqueira propaganda política”, frisando que cenário semelhante já aconteceu quando o programa foi lançado com a “proclamação de uma injeção financeira de 250 mil Euros, quando em toda a sua existência, não passou dos 55.500 Euros”.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital recusou-se a comentar a intervenção de Francisco Rodrigues atendendo aos “adjetivos usados”. “Merece zero resposta”, considerou. Ainda assim, José Francisco Rolo adiantou que o Pack-L será “objeto de relatório que será presente à reunião de Câmara”. “Com o sr. vereador do pelouro estamos a fazer reconfiguração do programa, para ter outro alcance e até outro função junto do comércio local”, concluiu.