A conferência “Desporto em Debate” serviu de palco para reconhecer publicamente os diversos agentes desportivos que se destacaram na época 2020/2021. O gesto aconteceu com entrega de Votos de Reconhecimento Municipal atribuídos pelo executivo municipal.
Na passada sexta-feira, Nuno Ribeiro, vereador do Desporto, começou por demonstrar “orgulho” no facto de Oliveira do Hospital ser distinguido como “Município Amigo do Desporto”. A considerar que é “um trabalho desafiante” consciencializar as crianças e os jovens para as questões do desporto, ética e bem-estar”, o vereador desafiou os pais, os adeptos, os treinadores e os próprios atletas a serem “bons modelos” nestes “três conceitos que se influenciam mutuamente”.
Apesar de não se realizar a habitual Gala do Desporto por “não haver critério de igualdade, uma vez que algumas competições não se concretizaram”, o Município “não poderia deixar de reconhecer aqueles que se foram distinguindo”.
“É gratificante assistir à retoma das competições, dos eventos e das conquistas. É tempo de reconhecer o esforço daqueles que colocam o desporto de Oliveira do Hospital em grandes referências”, afirmou, frisando que os agentes desportivos “poderão continuar a contar com o apoio do Município”.
José Francisco Rolo, presidente da autarquia, notou que “promover o desporto faz-se de forma programada, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida aos cidadãos”. Enalteceu, por isso, o papel do vereador Nuno Ribeiro na realização de “inúmeras atividades” como o mOHve-te que “convida à prática da atividade física no espaço público”.
“Queremos ser um Município Amigo do Desporto em articulação com os agentes desportivos para promovermos a saúde e o bem-estar da população. Em Oliveira do Hospital, temos um ecletismo tal que muito nos orgulha”.
A respeito do tema da conferência, o autarca não tem dúvidas de que “se há espaço onde se transmitem valores como a ética é garantidamente no desporto”. José Francisco Rolo considera que o elevado número de crianças que se encontram nos escalões de formação representa “uma opção dos pais”, uma vez que, no desporto, “aprendem a construir-se enquanto cidadãos com ética”.
Coordenador do programa “Município Amigo do Desporto”, Pedro Soares garantiu que “é justo dizer que Oliveira do Hospital é uma referência quando comparado a outros municípios da sua dimensão ou bem superiores”. Num leque de 166 Municípios distinguidos como “Amigos do Desporto”, o responsável destacou o concelho oliveirense, onde se “percebe uma melhoria continua na área do desporto”.
Votos de Reconhecimento:
José Carlos Pinto – Atletismo – Campeão de Portugal 800m Pista Coberta; Campeão Nacional de Atletismo por equipas – SL Benfica (Fev e Julho 2021);
Fernando Vicente – Campeão Distrital de Atletismo Sub-20, nas especialidades de Salto em Comprimento e 100m, e Campeão Distrital Atleta Completo – Triatlo 2 (Sub18), em representação do Grupo Recreativo Eirense (maio e junho 2021);
Luís Marques – Campeão Regional de Singulares Masculinos, no Campeonato Regional de Veteranos + 45 da Associação de Ténis de Coimbra, em representação das equipas masculinas do TC Choupal/ Clube de Ténis de Oliveira do Hospital (maio de 2021);
Futebol Clube de Oliveira do Hospital por ter conquistado a Subida à Liga 3 de Futebol, em resultado da sua classificação no Campeonato de Portugal 2020/2021 (maio 2021);
Rafael Gomes – Campeão Nacional de Triatlo no escalão M-35, conquistando o 1º lugar do seu escalão, ficando na 4ª posição da classificação geral do Iron Man (13 junho 2021);
Luís Cruz – Campeão Regional – Escalão M30, na modalidade de BTT, no Campeonato Regional de XCO (junho 2021);
A.D. Nogueirense – Sub 21 – por ter vencido o Torneio Distrital de Sub-21, na modalidade de Futebol de 11, organizado pela Associação de Futebol de Coimbra;
F.C. Oliveira do Hospital – Juniores – por ter vencido o Torneio Distrital de Juniores, na modalidade de Futebol de 11, organizado pela Associação de Futebol de Coimbra.
Foram ainda entregues duas menções honrosas ao atleta Roberto Carvalho que viu ser-lhe mostrado o Cartão Branco pelo árbitro numa partida de futebol; e ao Futebol Clube de Oliveira do Hospital por ser o primeiro clube do concelho certificado com a Bandeira da Ética.
Após a entrega dos Votos de Reconhecimento, seguiu-se o debate “Desporto: Ética e Bem-Estar”, moderado pelo jornalista oliveirense Daniel Pereira, com um painel constituído por Jorge Silvério, Psicólogo da Seleção Nacional de Futsal, Duarte Gomes, ex-árbitro internacional de futebol e José Carlos Lima, Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto.
Na ocasião, o Município de Oliveira do Hospital foi distinguido com a Bandeira da Ética e o Cartão Branco.
Veja a galeria de fotografias no nosso facebook »»»