No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Floresta e Dia Mundial da Árvore, o vice-presidente do Município de Tábua, António Oliveira, com a tutela do Ambiente, Florestas e Proteção Civil, visitou, ontem, as obras de instalação da nova torre de videovigilância na Santa Eufémia, Mouronho.
Trata-se de um projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em parceria com o Município de Tábua, cuja entrada em funcionamento está prevista para o mês de abril.
De acordo como Município de Tábua “estas torres de videovigilância têm como objetivo a deteção precoce de incêndios florestais, através de um sistema de vigilância a 360º, o que permite uma ampla cobertura de toda a região”.
“A monitorização é efetuada à distância, através das imagens disponibilizadas ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Tábua, à GNR e ao CDOS, dotando assim as entidades competentes de um sistema robusto de apoio à decisão no âmbito da prevenção e combate de incêndios rurais”, é explicado.
Este projeto, instalado em espaço “gentilmente cedido pela Fábrica da Igreja de Mouronho”, vem ao encontro dos anseios do Município de Tábua no que concerne “à implementação de ações e equipamentos que contribuam para uma efetiva proteção da floresta e para a prevenção de incêndios, constituindo-se este investimento como uma ferramenta fundamental para a concretização da estratégia ambiental da autarquia”, informa a autarquia tabuense.