Inserido na aposta do atual Executivo Municipal de afirmação de Tábua como um destino turístico de natureza, foi lançado o concurso público para a valorização do Trilho dos Gaios.
De acordo com comunicado enviado à Rádio Boa Nova, “este projeto consubstancia-se na requalificação e marcação de um percurso pedestre e ciclável com uma extensão de 17 kms, desenvolvendo-se entre a vila de Tábua e Vila Nova de Oliveirinha ao longo das margens do rio Cavalos, o qual irá merecer uma intervenção ao nível da construção e recuperação de estruturas como passadiços, pontes, muros de pedra e limpeza de vegetação, criando condições de circulação em segurança para os seus utilizadores”.
No percurso, devidamente sinalizado de acordo com as normas vigentes, serão ainda instalados áreas de lazer e descanso em pontos estratégicos, equipadas com o adequado mobiliário de apoio, bem como leitores de paisagem, com informação relevante sobre os vários locais de passagem deste percurso.
O Trilho dos Gaios beneficiará de uma perfeita integração paisagística, em que a preservação e valorização dos recursos naturais e patrimoniais se constituirá como elemento diferenciador e potenciador desta nova oferta turística, a qual surge como complemento dos percursos homologados já disponíveis no concelho de Tábua.
Esta intervenção ascende a 260.000€ de investimento e está integrada no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da CIM Região de Coimbra, numa lógica de inserção num contexto regional e de ganhos de escala com outras intervenções em curso no território.
Para Ricardo Cruz, Presidente da Câmara Municipal de Tábua, o Trilho dos Gaios possui um elevado potencial que vem contribuir para o aumento da atratividade do Concelho e da Região para a prática de atividades desportivas e de lazer saudáveis, respondendo às novas tendências do turismo, em que as zonas do interior do País são alvo de maior procura pela qualidade e diferenciação que oferecem.
Com as suas belezas naturais, as praias fluviais de qualidade, os percursos na natureza, o património histórico e arquitetónico, a gastronomia e produtos locais de qualidade, e, sobretudo, a hospitalidade das suas gentes, Tábua afirma-se e consolida-se como um relevante destino turístico de qualidade.