Depois da aposentação do médico da extensão de saúde de Alvôco das Várzeas e da saída do médico da extensão de saúde de Nogueira do Cravo, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garante que tem vindo a trabalhar junto das entidades responsáveis, tendo em vista a colocação de novos médicos.
Na última reunião da Assembleia Municipal, no dia 25 de fevereiro, José Francisco Rolo disse que “a expectativa é de que sejam colocados três novos médicos, um em regime de mobilidade e dois através de concurso”.
Nos últimos tempos, o autarca oliveirense garante que tem havido um “trabalho sucessivo de reuniões em Coimbra e em Oliveira do Hospital” com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACES PIN) e a Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Oliveira do Hospital.
A mais recente reunião aconteceu, na semana passada, na Câmara Municipal, com a participação do diretor do ACES PIN e a diretora da UCSP oliveirense.
José Francisco Rolo tem, por isso, a “expectativa de que em regime de mobilidade, rapidamente venha um médico para a extensão de saúde de Nogueira do Cravo”.
“Pedimos três médicos para Oliveira do Hospital. Um deles virá por mobilidade e pedimos mais dois para repor o médico que se aposentou (Alvôco) e o que pediu a desvinculação Serviço Nacional de Saúde (Nogueira do Cravo), explicou.
Na última reunião da Assembleia, José Francisco Rolo garantiu que o Município está “atento” à situação, mas esclareceu que a transferência de competências na área da Saúde não atribui ao Município a competência para a colocação de enfermeiros, médicos e outros profissionais especializados.
O autarca oliveirense respondeu, assim, ao pedido de informação que lhe foi dirigido por Rafael Costa (PSD-CDS/PP), diante do “crescendo número de freguesias que carecem de médico de família”.
Também, Luís Nina (PS), presidente da Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo quis saber, junto do autarca, o ponto de situação na extensão de saúde na sua freguesia, já que, como adiantou, teve conhecimento da intenção de saída do médico pela população e não de forma oficial.