A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil é a única escola da região de Coimbra e uma das 20 escolas selecionadas, a nível nacional, que participa no projeto MEDEA, uma iniciativa da SPF – Sociedade Portuguesa de Física e REN – Redes Energéticas Nacionais, destinada a promover o conhecimento da Física junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o projeto MEDEA promove a medição e o conhecimento científico de campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência (0 a 300 Hz) produzidos por qualquer equipamento ou circuito elétrico, na escola, no ambiente doméstico e na vizinhança de linhas de transporte de energia elétrica.
Esta excelente oportunidade, de aplicar os conhecimentos científicos adquiridos, em assuntos de natureza extracurricular, colheu a participação da equipa “EptoMagnetic”, constituída pelos finalistas, Francisco Tavares e Tomás Fonseca, alunos do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, e Eduardo Marques, Gonçalo Rocha e João Figueiredo, do curso de Manutenção Industrial/Mecatrónica Automóvel, que sob a tutoria da professora de Física, Cláudia Duarte, irão agora procurar informação cientificamente credível sobre campos elétricos e magnéticos e do impacto que estes têm na saúde, através do estudo, conversa com especialistas e medições com um aparelho oferecido a cada equipa pela SPF.
Este concurso, que em 2022 cumpre a sua 13.ª edição, consiste na elaboração de um site e de um vídeo onde as equipas concorrentes dão conta dos seus trabalhos de pesquisa e de medições dos campos eletromagnéticos, com apresentação das suas conclusões, até final de abril de 2022.
Daniel Dinis Costa, presidente da ADEPTOLIVA, parabeniza todos os envolvidos neste concurso e elogia a participação da EPTOLIVA neste tipo de iniciativas, considerando que “esta é mais uma demonstração real da dinâmica Educativa que esta Escola Profissional tem hoje. Promover o espírito científico dos jovens, através da realização de projetos científicos nos quais o ensino experimental se revela uma prioridade, tem vindo a ser a estratégia pedagógica traçada pela Direção, na implementação da cultura científica e técnica do empreendedorismo, como ferramenta e metodologia prioritária na formação profissional e social dos alunos da EPTOLIVA, mas demonstra também a adequação dos projetos da Escola nas preocupações atuais que envolvem o Ambiente e a Energia, como áreas de atuação no futuro 30.30 da EPTOLIVA ”.