A Assembleia de Freguesia de Ervedal e Vila Franca da Beira aprovou a recomendação de João Dinis, eleito pela CDU, de classificação das “Palheiras” como “Património de Interesse Municipal”, por intermédio da Câmara e Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.
Na recomendação que apresentou, João Dinis começou por referir que “é reconhecido o valor de “As Palheiras” e da grande Laje em que assentam, em Fiais da Beira, enquanto conjunto único de inestimável valor patrimonial de natureza social-rural, etnográfica, antropológica e física”. João Dinis destacou também o potencial “elevado valor promocional e turístico para a nossa Região, o nosso Município e a Cordinha em especial”.
“Por tudo isso, e mais ainda, interessa classificar o conjunto como “Património de Interesse Municipal“ (para já…) como um primeiro passo institucional para a sua defesa, preservação e dignificação”, defendeu o eleito pela CDU.
Esclareceu também, e “para que não haja equívocos”, que “este passo não implica, automaticamente, mudanças da respetiva titularidade que, à partida, se manterá nos seus proprietários e herdeiros”. “Simplesmente dignificará o conjunto de as “Palheiras” e vai permitir trabalhar nelas respeitando, embora, as suas principais caraterísticas ancestrais que, aliás, constituem a essência arquitetónica, etnográfica e cultural do conjunto”, avança João Dinis, notando que “essas características são, pois, a mais-valia de “As Palheiras” e por isso é fundamental respeitá-las, defendê-las e dignificá-las, no presente e no futuro”.
A considerar que “mais vale tarde do que nunca”, João Dinis considera que “será um primeiro e justo passo como uma primeira classificação patrimonial – de interesse municipal – que outras iniciativas do género há a considerar”.