Quase uma centena de famílias, do concelho de Oliveira do Hospital, vai receber vouchers, para a aquisição do próprio cabaz de Natal, nas lojas aderentes. Este é um instrumento “mais discreto de apoiar as famílias” a quem era habitualmente entregue um cabaz de Natal.
A proposta de atribuição de complemento alimentar natalício foi apresentada, na última reunião pública do executivo Municipal de Oliveira do Hospital, pelo presidente José Francisco Rolo, que explicou que a autarquia deixou de optar pelos cabazes de Natal, seguindo a via dos vouchers natalícios.
Os montantes a atribuir variam consoante a composição do agregado familiar. “ Para uma pessoa 30 Euros, para duas 40 Euros, para três pessoas 50 Euros, para quatro pessoas 60 Euros, para cinco pessoas 80 Euros”, avançou o autarca oliveirense, adiantando que cada voucher é acompanhado de “uma lista de bem essenciais para a ceia de Natal” que podem ser “descontados nas lojas e nos estabelecimentos aderentes em todo o concelho”. De fora ficam, por exemplo, bebidas alcoólicas.
Neste natal, são 98 as famílias beneficiárias dos voucher, entre elas 226 indivíduos e 58 crianças”.