O Comando Territorial de Coimbra, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 16 a 22 de novembro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
Segundo a GNR, 15 pessoas foram detidas em flagrante: 13 por condução sob o efeito do álcool e duas por condução sem habilitação legal.
No que diz respeito a apreensões, foram apreendidas quatro doses de haxixe, duas doses de canábis, duas baterias, seis jerricãs, 150 litros de gasóleo, uma mangueira de plástico, uma arma de caça e uma viatura.
Na fiscalização do trânsito, foram detetadas 428 infrações, destacando-se 346 por excesso de velocidade, 45 relacionadas com tacógrafos, 18 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 16 por falta de inspeção periódica obrigatória, oito por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, oito por falta de seguro de responsabilidade civil e sete por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.
Na mesma semana, foram registados 66 acidentes, de onde resultaram 15 feridos leves e uma vítima mortal.
De acordo com a autoridade, foram emitidos 26 autos de contraordenação: 16 no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente e dez no âmbito da legislação policial.
Na semana de 16 a 22 de novembro, a GNR realizou, ainda, ações de sensibilização, no âmbito das operações “Escola Segura – Violência no meio escolar”, “Comércio Seguro”, ”Idosos em Segurança”, “Bullying”, “Censos Sénior” e no âmbito do “Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres”.