Cada residente em Portugal prevê gastar, em média, 212 euros em presentes de Natal, de acordo com um estudo realizado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTOGH). Os resultados sugerem que 39% prevê gastar um valor inferior a 100 euros em compras de Natal.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, em relação ao ano anterior, 59% dos residentes em Portugal estima gastar o mesmo. Daqueles que estimam gastar mais, 43% revela que deseja oferecer presentes a um maior número de pessoas em comparação com ano anterior.
Os resultados do estudo indicam que 50% da amostra revelou que se irá inspirar nos produtos disponibilizados em lojas físicas como fonte de ideias. Virtualmente, 28% indicou que irá procurar por ideias em websites, com preferência para sítios virtuais com uma ou mais lojas físicas.
No que à decisão diz respeito, o top cinco de presentes mais referido é roupa (19%), perfumes/cosméticos (9%), jogos educacionais (7%), acessórios de moda (7%) e jogos de construção (6%).
Segundo a ESTGOH, 40% dos residentes em Portugal tem a intenção de realizar as compras na primeira quinzena de dezembro. Dos que preferem antecipar as compras, 27% indicou que o fará para evitar filas e lojas cheias.
Da amostra, 85% indicou a sua preferência para adquirir os presentes em lojas físicas devido à vantagem de poder ver fisicamente o produto. Destes, 76% refere que a preferência passa por comprar os presentes em centros comerciais.
A recolha de dados ocorreu durante o período de 1 a 18 de outubro e baseou-se em 425 respostas de residentes em Portugal com idades entre os entre os 18 e os 72 anos. 64% da amostra é do sexo feminino.
