Nas últimas 24 horas surgiu um novo caso de Covid-19 e 14 pessoas recuperaram da doença no concelho de Oliveira do Hospital, que agora contabiliza 78 casos ativos. De acordo com o relatório da Direção Geral de Saúde a taxa de incidência até 4 de agosto é de 623 casos por 100 mil habitantes.
Os números acabam de ser atualizados pelo vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital que, hoje, retomou a comunicação em vídeo através do facebook. José Francisco Rolo confirmou que há, neste momento, registo de 78 infeções ativas, 1.429 recuperados e 33 óbitos. Três pessoas encontram-se internadas devido à Covid-19. Desde o início da pandemia, o concelho acumula 1540 casos de infeção.
Na análise feita esta tarde, José Francisco Rolo recua até ao dia 23 de julho, momento a partir do qual se assistiu “a um crescimento progressivo de novos casos”, situação que “inspira cuidados, preocupação” e exige “a alteração de comportamentos em comunidade”.
Segundo adiantou, “de 3 a 6 agosto surgiram 26 novos casos” e “de 30 de julho a 3 de agosto” foram contabilizados “46 novos casos” . Este são, por isso, “números que nos levam a refletir nos cuidados a ter”.
No que respeita à distribuição geográfica das infeções ativas, a União de Freguesias (UF) de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços é a que regista o número mais elevado com 45, seguida pela UF de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira com nove e Nogueira do Cravo com sete. Seguem-se as freguesias de Seixo da Beira e UF de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira com três casos cada; Aldeia das Dez, Lourosa e Travanca de Lagos com dois casos cada; Meruge e UF de Ervedal e Vila Franca da Beira com uma infeção ativa cada. Sem casos positivos encontram-se as freguesias de Avô, Alvôco de Várzeas, Bobadela, Lagares da Beira e a UF de Lagos e Lajeosa. Há dois casos ainda com freguesia por apurar.