O concelho de Oliveira do Hospital contabiliza, a esta altura, 91 casos ativos de Covid-19. Em 24 horas, surgiram 13 novos casos e três pessoas recuperaram. Neste momento, três cidadãos de Oliveira do Hospital encontram-se internados devido a complicações com a doença.
Os números foram avançados, esta manhã, por José Francisco Rolo, vice-presidente do Município oliveirense, na reunião pública do executivo municipal. Desde o início da pandemia, o concelho acumula 1539 casos, dos quais 1415 estão recuperados e 33 não resistiram a doença.
De acordo com o vice-presidente, de terça para quarta-feira surgiram 12 novos casos e de ontem para hoje há mais 13. “Em dois dias, surgiram 25 novos casos”, explicou José Francisco Rolo, dando conta de que “há vários surtos” mas que “estão a ser acompanhados”.
A esta altura, a União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços é a que regista maior número de infeções ativas, com 46. Segue-se Nogueira do Cravo com 10, UF Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira com 9 e Seixo da Beira com 5. As freguesias de Aldeia das Dez, Lagares da Beira, Meruge, S. Gião e UF Ervedal e Vila Franca da Beira registam um caso ativo, cada. Lourosa e Travanca de Lagos somam duas infeções, cada. Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira regista três infeções. As restantes freguesias não contabilizam, a esta altura, casos ativos de Covid-19. De acordo com o gráfico apresentado por José Francisco Rolo, existem nove casos com freguesia por apurar.
O autarca aproveitou a ocasião para apelar, uma vez mais, à adoção de medidas preventivas como o uso da máscara, a desinfeção das mãos e o distanciamento físico. Tendo em conta a época do ano, que é propícia a aglomerações, José Francisco Rolo pede uma “nova atitude”, com muita “cautela” e “comportamentos preventivos”.