Segunda-feira, Maio 19, 2025
  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos
Rádio Boa Nova
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos
OUVIR EM DIRETO
No Result
View All Result
Rádio Boa Nova

CHEGA quer “reforçar a democracia” e “fazer escrutínio” em Oliveira do Hospital

redacao por redacao
2 de Agosto, 2021
em Destaque, Informação, Política, Última Hora
Reading Time: 6 mins read
A A
CHEGA quer “reforçar a democracia” e “fazer escrutínio” em Oliveira do Hospital
144
PARTILHAS
1.6k
VISUALIZAÇÕES
PartilharTweetarEnviar

A lutar pelas autárquicas de setembro, o CHEGA quer “reforçar a democracia” em Oliveira do Hospital e “fazer escrutínio do que está mal”, apresentado soluções. Apresenta-se como projeto “do povo para o povo”.

No passado sábado, no dia de inauguração da sede do partido na cidade oliveirense, António José Cardoso, candidato à Câmara Municipal assumiu ser candidato por “ter capacidade para tal” e pelo “futuro” dos seus filhos. A liderar um projeto que envolve cerca de 60 pessoas, o cabeça de lista começou por repudiar “o ódio e a perseguição” de que têm sido alvo os membros do partido.

Defendendo que “a família é o suporte da vida”, António José Cardoso criticou o programa de incentivo à natalidade do Município de Oliveira do Hospital, referindo que “não é um incentivo de 60 Euros que vai levar alguém a querer ter filhos”, mas sim “o emprego e condições económicas”.

No uso da palavra, o candidato apresentou algumas linhas orientadoras do CHEGA que passam, sobretudo, pelo emprego e empreendedorismo.  Responsável pelo “emprego de mil pessoas por dia, das quais cerca de 250 no concelho de Oliveira do Hospital”, o candidato recordou que em 2016/2017 “quis colocar gente na Cordinha e a Câmara não quis”, acusando o Município de não “ter capacidade para trazer um único posto de trabalho para Oliveira do Hospital”. O representante do CHEGA acusa mesmo Francisco Rodrigues e José Carlos Alexandrino de “boicotarem” dois projetos que o próprio apresentou para o concelho.

“É possível criar um emprego por dia em Oliveira do Hospital. 1500 empregos em quatro anos. Eu criei 1600 em 12 anos. A Câmara Municipal tem excelentes técnicos e funcionários. Tem é maus lideres”.

No que diz respeito à área industrial, António José Cardoso recorda que uma Zona Industrial “está vazia” e “a outra está em obras”, mostrando-se incrédulo como é que se quer contruir “uma terceira”, apesar de Nogueira do Cravo “merecer”. “A empregabilidade mede-se pelo número de postos de trabalho e não pelo número de lotes”, vincou.

“Câmara Municipal gerida há 47 anos por professores. Já não chega?”

Na pasta do ambiente, António José Cardoso defende a reflorestação e a criação de um viveiro municipal que “iria criar dezenas de postos de trabalho”. Na educação, o candidato não compreende como se pode avançar para um “mega agrupamento” e abandonar escolas que “foram feitas há dez anos”. “Será que existem interesses ligados à construção civil?”, questionou, afirmando que “alguns até pagam outdoors do PS e do PSD”.

O cabeça de lista pelo partido liderado por André Ventura a nível nacional lamentou ainda a poluição recorrente no Rio Cobral, reforçando que os crimes “têm que ser denunciados”. “Não haverá compadrio entre as empresas que fazem descargas e a Câmara Municipal?”, questionou.

Na saúde, o candidato defende a criação de uma “unidade básica de emergencia”, afirmando que a “Câmara deve suportar os custos e manter o Centro de Saúde aberto 24 horas por dia”. “A saúde é uma prioridade”, frisou, acusando José Carlos Alexandrino de “colocar os interesses pessoas à frente dos interesses públicos”.

O candidato pelo CHEGA fez questão de destacar o papel da “população estrangeira” na “capacidade de gerar emprego” e que “é ignorada”. Defende que esses cidadãos “têm que ser integrados e valorizados na sociedade”.

No desporto, o projeto do CHEGA defende “instalações desportivas junto das escolas”, mais aposta no urbanismo e espaços verdes. António José Cardoso recorreu à freguesia da Bobadela para realçar que “tem um potencial imenso mas não é aproveitado”. Na ótica do partido, deve-se “promover o turismo sustentável”, dando o exemplo do Rally de Portugal que “gera milhões” ao Município de Arganil, ao contrário da Volta a Portugal que “custa dinheiro à Câmara de Oliveira do Hospital”. “A EXPOH e outros eventos têm que ser economicamente sustentáveis”, frisou.

A terminar o seu discurso, António José Cardoso apelou ao voto e pediu aos oliveirenses para que “não cedam a pressões e para que não tenham medo de votar”.

“Dia 26 de setembro percam o medo. Manifestem o desagrado. Não cedam a pressões. Nada vai ficar igual em Oliveira do Hospital. O CHEGA veio para ficar”.

Na ocasião, Luís Filipe Freire, presidente da concelhia do CHEGA em Oliveira do Hospital, afirmou que o partido “quer estar no Município a favor do povo”. Avançou que o projeto conta com “pessoas transversais, ligadas a várias áreas”. “Não estamos aqui para nos colocarmos de bicos de pés. Sem promessas. Só prometemos trabalho”, afirmou. O presidente da concelhia acusou, ainda, o presidente da Câmara Municipal de “ameaçar membros do CHEGA”, sublinhando que “isso não é democracia”. “Não somos um partido de extrema-direita. Somos um partido de direita, liberal e conservador”, concluiu. 

Sílvia Santos, mandatária da candidatura, reforçou que se trata de um “projeto do povo para o povo”. “É um projeto de mudança. Oliveira do Hospital precisa de uma mudança efetiva e urgente. Temos pessoas que não estão viciadas. Chega de equipas académicas, que chegam ao poder por amigos políticos e por favores”, afirmou, apelando “ao voto da mudança”.

Paulo Seco, presidente da Distrital de Coimbra do CHEGA, começou por referir que “não é fácil contrariar o sistema que está instalado há muitos anos”, dando conta de que, no distrito, existem mais de 600 pessoas envolvidas no partido. “Nós somos diferentes. Vamos lutar contra o sistema, onde as Câmaras são mal geridas”, disse. Jorge Valsassina Galveias, coordenador autárquico do centro do CHEGA, afirmou que “é um orgulho” estar a liderar nestas autárquicas.

Pedro Borges de Lemos, coordenador da justiça do CHEGA, também candidato ao Município de Torres Vedras, recordou a história de Brás Garcia de Mascarenhas que “reuniu um grupo de combatentes para integrar a Guerra da Restauração” para comparar o seu perfil ao de António José Cardoso. “Chega de socialistas que pensam que vão continuar a controlar Portugal. As autarquias estão cheias de corrupção, de amiguismos e favoritismos”, afirmou, desejando que “o CHEGA venha a ser governo dentro de pouco tempo”.

À Câmara Municipal, o CHEGA apresentou António José Cardoso (1), Luís Filipe Freire (2), Sílvia Santos (3), Igor Klimenko (4), Roger Nunes (5), Rocio Gutierrez (6) e Hugo Pereira (7). Na lista para a Assembleia Municipal, José Carlos Nogueira conta com Armindo Fonseca (2),Teresa Mendes (3), Pedro Peres (4) e Rosa Barata (5). O CHEGA vai-se candidatar a quatro Juntas de Freguesia: UF Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços – Pedro Cruz; UF de Ervedal e Vila Franca da Beira- Mickael Marques; UF de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira- Rui Catarino e Bobadela- Luís Filipe Ricardo.

redacao

redacao

Leia também

Arganil: Resultados das Legislativas
Informação

Arganil: Resultados das Legislativas

18 de Maio, 2025
PDM de Tábua vai entrar em período de discussão pública
Informação

Tábua: Resultados das Legislativas

18 de Maio, 2025
Legislativas: AD vence em 14 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital
Destaque

Legislativas: AD vence em 14 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital

18 de Maio, 2025
Pais preocupados com eleições na escola. Alexandrino assegura que os espaços vão ser desinfetados
Oliveira do Hospital

Eleições legislativas estão a “decorrer com normalidade”

18 de Maio, 2025
Greve dos trabalhadores não docentes fecha escolas em Oliveira do Hospital
Informação

AEOH promove II Sarau Intercultural

18 de Maio, 2025
Nelas mantém isenção de Derrama para empresas e negócios com volume até 150 mil Euros
Informação

Dezanove empresas de Nelas distinguidas com Estatuto de PME Líder 2024

17 de Maio, 2025
PJ deteve suspeito de esfaquear três pessoas em Coimbra, tendo uma acabado por morrer
Informação

Região: Três detidos por tráfico de droga e mais de 100 Kg de produto apreendido

17 de Maio, 2025
Tondela sobe à I Liga
Informação

Tondela sobe à I Liga

16 de Maio, 2025
José Carlos Marques é o próximo convidado do Junta à Conversa
Programas

José Carlos Marques é o próximo convidado do Junta à Conversa

16 de Maio, 2025
Carregar Mais
Seguinte
Luís Paulo Costa apresenta equipa que o acompanha na recandidatura à Câmara Municipal de Arganil

Luís Paulo Costa apresenta equipa que o acompanha na recandidatura à Câmara Municipal de Arganil

CDU entregou Listas de Candidatos às Eleições Autárquicas em Oliveira do Hospital

CDU entregou Listas de Candidatos às Eleições Autárquicas em Oliveira do Hospital

DESCARREGUE A NOSSA APP

As nossas Freguesias

A Rádio Boa Nova no Rally de Portugal

Opinião

“Para o PSD partir com um elã diferente, precisava de ter um Cristiano Ronaldo a cabeça de lista”
Opinião

Opinião: “Autarquias Municipais transformadas em «incubadoras» de activistas PS para campanha eleitoral”

por redacao
14 de Maio, 2025
0

"Já se cá sabia mas mais uma vez ficou provado, na passada Segunda-Feira, dia 12 de Maio, perante o que...

Ler mais
João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”

Opinião: João Pedro Caseiro alerta para as “ameaças à democracia”

14 de Maio, 2025
João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”

Opinião: “Prémio de 717 mil Euros é um bom indicador, mas é possível melhor”

7 de Maio, 2025
João Pedro Caseiro: “Porque é que não conseguimos fixar jovens qualificados em Oliveira do Hospital?”

João Pedro Caseiro: O “apagão”, o “aproveitamento político” e as legislativas

30 de Abril, 2025

O programa do Agrupamento de Escolas

As nossas rubricas

original

Seja amigo da Rádio Boa Nova!

PODCAST

As mais recentes

Arganil: Resultados das Legislativas

Arganil: Resultados das Legislativas

18 de Maio, 2025
PDM de Tábua vai entrar em período de discussão pública

Tábua: Resultados das Legislativas

18 de Maio, 2025
Legislativas: AD vence em 14 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital

Legislativas: AD vence em 14 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital

18 de Maio, 2025
Pais preocupados com eleições na escola. Alexandrino assegura que os espaços vão ser desinfetados

Eleições legislativas estão a “decorrer com normalidade”

18 de Maio, 2025
Greve dos trabalhadores não docentes fecha escolas em Oliveira do Hospital

AEOH promove II Sarau Intercultural

18 de Maio, 2025
Nelas mantém isenção de Derrama para empresas e negócios com volume até 150 mil Euros

Dezanove empresas de Nelas distinguidas com Estatuto de PME Líder 2024

17 de Maio, 2025

Pub – Oferta Formativa EPTOLIVA

Pub

Super Pista: oiça aqui o Podcast dos programas

Os nossos livros

Rádio Reportagem


COOPERATIVA RÁDIO BOA NOVA, CRL
Av. Calouste Gulbenkian, s/n
3400-060 Oliveira do Hospital
IBAN-PT50 0045 3380 40167960882 18

Telf/ 238605200/2/3/4/5-Fax/ 238605201  “chamada da rede fixa nacional”
E-mail:  radioboanova1002@gmail.com

Site:  radioboanova.sapo.pt

NIF – 501 843 019

N.º Registo na ERC: 423098

CAE: 60100   /  SIC: 4832

ANACOM:
N.º Licença Serviço de Radiodifusão – 20370
Serviço Fixo  : 505018
Registo INPI N.º 643805

  • A Rádio Boa Nova
  • Empresa
  • Editorial
  • Liga de Amigos
  • Programação
  • Contactos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

No Result
View All Result
  • Passou na Boa Nova
  • Desporto
  • Oliveira do Hospital
  • Tábua
  • PODCASTS
  • Mais
    • Informação
    • Programas
    • Região
    • Política
    • Cultura
    • Sociedade
    • Educação
    • Nacional
    • Opinião
    • Vídeos

Copyright © Radio Boa Nova - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design