Gabriela Santos Carvalho e Madalena dos Santos Costa foram as grandes vencedoras, nos escalões infantil e juvenil, respetivamente, do V Festival Municipal da Canção de Oliveira do Hospital que se realizou no passado sábado, dia 17 de julho, na Central de Camionagem. O júri atribuiu os 1º, 2º e 3º lugares ao escalão infantil e juvenil, numa noite que reuniu “momentos de grande alegria e de emoção”.
A noite deste Festival musical começou com um discurso de Graça Silva, vereadora da Educação e da Cultura e dinamizadora deste projeto, que sublinhou a “formação cultural” que o Festival Municipal da Canção proporciona, não só às crianças e aos jovens que participam, mas também aos espectadores, numa noite que reúne “momentos de grande alegria e de emoção”.
Depois de ter sido cancelado o ano passado, devido à pandemia, a vereadora deixou um agradecimento a todos pelo esforço em “realizar esta iniciativa”. Não esquecendo o contexto pandémico, Graça Silva ressalvou que todas as normas foram cumpridas. “Quem pisa este palco, e em particular as nossas crianças e jovens, foram grandes heróis: tiveram de fazer teste, tiveram este desafio de se prepararem, procedem com rigor a todas as normas, estão de máscara”, referiu.
O tema deste ano foi “Autores e Cantores de Música Portuguesa” e a escolha das músicas ficaram a cargo dos concorrentes. Acompanhados pelos elementos da banda STIV, David Oliveira (guitarra), Rui Pina (baixo), Diana Nunes (teclas) e João Nogueira (bateria) e sob as instruções do maestro Márcio Silva, os jovens artistas tiveram de conquistar o júri nos critérios afinação, ritmo, voz, interpretação e postura em palco.
As vencedoras foram, no Escalão Infantil, Alice Gomes, em terceiro lugar e Lara e Letícia Dinis Marques, em segundo lugar. O 1º lugar do V Festival Municipal da Canção, no Escalão Infantil, foi atribuído a Gabriela Santos Carvalho, com o tema “João” de Luísa Sobral.
No Escalão Juvenil, as vencedoras foram Sofia Oliveira Fonseca, em terceiro lugar, e Maria Júlia Monteira, em segundo lugar. A vencedora do V Festival Municipal da Canção, no Escalão Juvenil, foi Madalena dos Santos Costa, com a música “Eu sei” de Sara Tavares.
No Escalão Infantil, os concorrentes foram: Alice Gomes, com o tema “Guitarra Mágica” de Filipa Nascimento (Mel); Oriana Rolo Gonçalves, com “Ai Lim Ai Lim”, uma música tradicional; Juliana Carvalho Henriques, com a canção “Melodia da Saudade” de Fernando Daniel; Letícia Dinis Marques e Lara Dinis Marques, com “Eu sei lá” de Bárbara Tinoco; Gabriela Santos Carvalho com o tema “João” de Luísa Sobral; e o trio Eduardo Brito, Gustavo Guilherme e Miguel Dinis, com a canção “Bom rapaz” dos Quatro e Meia & Carlão.
No Escalão Juvenil, as concorrentes foram: Madalena Amaral e Carolina Henriques, com a canção “Para os braços da minha mãe”, de Pedro Abrunhosa; Micaela Filipa Silva Alves com o tema “Rosa Sangue”, da banda Amor Electro; Madalena dos Santos Costa, com “Eu sei” de Sara Tavares; Sofia Fonseca com o tema “Canção do Mar”, de Dulce Pontes; Maria Júlia Monteiro, com “Gaivota”, numa versão dos Amália Hoje; e Carlota Rodrigues Pereira, com a canção “Portas do Sol”, de Nena.
Nos momentos finais da iniciativa, José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal, fez uma pequena homenagem às vítimas de Covid-19 residentes em Oliveira do Hospital. “O meu primeiro pensamento hoje é para as 33 pessoas que faleceram no concelho derivado à pandemia e ao covid, que o nosso coração hoje, no regresso à festa, esteja com as famílias”, afirmou.
O presidente agradeceu ainda ao Júri, à banda STIV, aos apresentadores, ao Professor Márcio Silva, aos cabeleireiros Onda Jovem e Vera Ferreira, aos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, ao Agrupamento de Escuteiros, ao Grupo AF e ao Coral de Sant’Ana.
Por fim, deixou ainda uma “palavra de gratidão” a Graça Silva e à sua equipa pelo empenho, “por este amor, por esta paixão que colocam no trabalho que têm desenvolvido” e parabenizou todos os familiares dos concorrentes.
A última edição do Festival Municipal da Canção aconteceu em 2019 e teve como vencedoras Joana Santos, do escalão infantil, e Maria Cruz, do escalão juvenil, sendo que esta última, presenteou a 5ª edição com a interpretação do tema “No teu poema” de Carlos do Carmo.
Rita Tavares (Jornalista Estagiária)