O projeto do Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital, vencedor do Orçamento Participativo Jovem de 2019, veio “permitir melhorar condições de treino” às atletas da classe de competição, mas também às mais novas.
Com um valor de 10 mil Euros, o projeto contempla a atribuição de equipamentos às jovens atletas que “vão certamente conseguir fazer ainda melhor do que o que já fazem”, tal como referiu Nuno Ribeiro, vereador do Desporto do Município de Oliveira do Hospital, por ocasião da assinatura do protocolo. A cerimónia decorreu ontem à tarde, nas próprias instalações do Clube, no Pavilhão Gimnodesportivo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH).
Segundo Nuno Ribeiro, “o Orçamento Participativo Jovem é um instrumento para que os jovens possam propor ideias e projetos à Câmara Municipal para, depois, a mesma os concretizar”. Na ocasião, o vereador agradeceu “em nome do Município a todos os jovens que participaram”. O responsável pelo pelouro do Desporto mostrou-se orgulhoso pelo facto de o Município “contribuir para criar melhores condições” a um clube que é “referência no concelho”.
“Da parte da Câmara Municipal, dizer que continuamos a contribuir e a colaborar com todos os clubes para que possam fazer face às dificuldades devido à paragem originada pela pandemia”, disse, garantindo que “no próximo ano, haverá novamente Orçamento Participativo Jovem”. Aproveitou, por isso, para “convidar todos os jovens a apresentarem projetos”.
Na ocasião, José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, vincou a “importância de estarmos num Município que aposta no conceito de desporto para todos”, reforçando “a postura e o investimento em dotar os clubes de meios e de condições para que possa haver prática desportiva”.
“Quando criamos instrumentos como o Orçamento Participativo Jovem, queremos dar um sinal à comunidade, dizendo que vivemos num Município que pugna por um modelo participativo, de responsabilidade e de transparência para puxar os mais jovens a apresentarem projetos para serem cogestores dos dinheiros públicos do Município”, afirmou José Francisco Rolo.
Iris Tita, treinadora e coordenadora técnica do projeto, agradeceu à Câmara Municipal, ao AEOH, às atletas e aos pais por terem colaborado nesta conquista. Adiantou que o novo material “é apelativo às crianças” e vai permitir que não se magoem em caso de queda.
Presidente do Clube de Ginástica, Paulo Sérgio também agradeceu a “quem votou no Orçamento Participativo”, afirmando que o material “vem reforçar os treinos das atletas e professoras”.
A representar o AEOH, Cristina Borges, subdiretora, defendeu que o Clube “é um projeto de sucesso porque assenta em boas parcerias como o Município e o Agrupamento de Escolas”. “O desporto é uma mais valia e, de facto, é bom perceber que esta candidatura aprovada implica novos equipamentos para o Clube de Ginástica e também para o AEOH. O desporto é essencial na formação do ser humano, pelas regras, pela disciplina e pelos valores que incute nos atletas”, concluiu.
Após a assinatura do protocolo entre as entidades, as atletas mais novas e as de competição fizeram uma pequena demonstração.