Este sábado, dia 1 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 2.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.
Dele destacamos a entrevista ao diretor do AEOH, o senhor professor Carlos Carvalheira fez um balanço do tempo atípico que vivemos, analisou os dois anos letivos afetados pela pandemia, falou das suas preocupações acerca do prejuízo que daí resultou para os alunos, das limitações do ensino à distância, mas também da forma como as estruturas da escola se reorganizaram e reinventaram para prestar o melhor serviço possível. O nosso diretor congratula-se com o regresso ao ensino presencial de todos os ciclos de ensino e com a “normalidade” reposta. A finalizar, deixou uma última palavra de serenidade e de esperança, mas também de cautela, chamando a atenção para a necessidade do cumprimento escrupuloso das regras sanitárias, definidas pela DGS, por toda a comunidade escolar e famílias.
Seguidamente, na rubrica “Notícias do nosso Mundo”, a Maria Pedro reportou que a investigadora Elvira Fortunato, vencedora do Prémio Pessoa 2020, dedicou, no passado dia 23 de abril, o galardão “à ciência e aos cientistas”, mas também à família e às mulheres que trabalham e lutam “por mais igualdade de oportunidades”.
Em “Nós e os Animais”, a Inês Brás chama a atenção para o uso dos animais em experiências laboratoriais, a Humane Society International uniu-se a cineastas e estrelas do cinema de Hollywood para pedir o fim dos testes de cosméticos em animais e criaram a curta-metragem #SaveRalph. Feito em stop-motion, o filme dirigido por Spencer Susser mostra a rotina de um coelho usado em testes em nome da beleza.
A Francisca Rodrigues, na rubrica “Consciência ecológica/ Preservação do ambiente”, refere que a França cria delito de “ecocídio” para punir poluição ambiental.
A sugestão de leitura da Matilde Gouveia é um clássico do neorrealismo, “Esteiros”, de Soeiro Pereira Gomes, um livro dedicado aos “ filhos dos homens que nunca foram meninos”.
A sugestão cinematográfica do Eduardo Adro passa em revista o que aconteceu na cerimónia de entrega dos Óscares, destacando e sugerindo o filme ganhador “Nomadland”, que conquistou três Óscares, melhor filme, melhor realização e melhor actriz. A realizadora chinesa Chloe Zhao, que fez “Nomadland” tornou-se na primeira mulher não branca a ser nomeada para a categoria de melhor realização. Zhao também fez história ao ser a segunda mulher a vencer nesta categoria, em 93 anos de Óscares apenas duas mulheres venceram nesta categoria.
A sugestão de visita da Mafalda Correia é o Museu do Holocausto, a cidade do Porto tem um novo espaço que relembra as atrocidades cometidas contra os judeus durante a II Guerra Mundial. O Museu do Holocausto, na Rua do Campo Alegre, está aberto desde de 5 de abril e a entrada é gratuita até ao final de maio.
A terminar, as notícias do Plano de Atividades do AEOH, com destaque para as atividades promovidas pela Biblioteca Escolar.
Ouça este programa, com a boa sugestão musical do João Oliveira, edição e montagem de Estevão Abreu, em 100.2 FM, ou através da emissão online disponível em http://www.abss.pt/streaming/boanova/digitalrm_boanova.html