Ilda Aleixo e Isaura Teixeira são as mulheres com mais anos de histórias para contar na Sant’Ana Residência Sénior. Neste dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Rádio Boa Nova foi conhecer as utentes que já levam 100 anos de vida.
Com 100 anos completados no passado sábado, dia 6, Ilda Aleixo considera que a existência desta efeméride “vale a pena” para reforçar a importância do papel da mulher na sociedade. Relembrando a sua árdua “vida de trabalho” como estilista, a utente da Sant’Ana é da opinião de que “há mulheres que realmente foram mais que certos homens”.
Questionada se o seu trabalho foi reconhecido ao longo do tempo que exerceu a sua profissão, Ilda é clara: “algumas vezes”. Por sua vez, não hesita em dizer que “nem sempre valorizaram a mulher”.
À Rádio Boa Nova, a centenária voltou atrás no tempo para recordar o momento em que a ilustre Amália Rodrigues começou a fazer parte da sua vida. Contactou Ilda Aleixo para “fazer alguns fatos” e a estilista confessa: “Nunca gostei de fado e um dia ouvi um e parei. Nunca tinha ouvido alguém cantar como ela cantava”. Ilda considera que a fadista “foi uma das mulheres mais importantes do país”.
Isaura Teixeira é residente na Sant’Ana Residência Sénior em Oliveira do Hospital desde agosto de 2019. A «Isaurinha», como carinhosamente é tratada pelos restantes residentes e colaboradoras, “teve um período de adaptação um pouco difícil, uma vez que não queria de todo deixar a sua casa”. No entanto, neste momento a D. Isaura já é uma figura ilustre na Sant’Ana”. Questionada sobre “qual a receita para esta longevidade cheia de energia e boa disposição”, Isaura, conhecida pela sua proatividade e energia que tem para “dar e vender”, refere com risos à mistura, que “o seu grande segredo em chegar a esta bonita marca está no facto de ser solteira e sem filhos. Contudo, diz ter um remédio milagroso, que é um “meio copo de vinho” durante a refeição”.
Janette Folques, educadora social da residência sénior, adiantou que, no dia de hoje, as utentes vão ser brindadas com “miminhos” e vão ser abordados temas relacionados com o Dia Internacional da Mulher.
Segundo Ana Pereira, diretora técnica da Sant’Ana, as senhoras vão ter direito ainda a uma “sessão de beleza e bem-estar”, com massagens, penteados e manicure”.