O Município de Arganil está em articulação com as autoridades de saúde na agilização do processo de vacinação contra a Covid-19 no concelho.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a colaboração da autarquia prende-se, nesta fase, com a instalação de um centro de apoio logístico para vacinação, dotado das condições necessárias à segurança dos utentes e dos profissionais de saúde.
Acolhendo a sugestão do diretor do Centro de Saúde de Arganil, esta unidade de vacinação vai ser instalada no parque de estacionamento do Serviço de Urgência Básica de Arganil (SUB), reunindo requisitos importantes como o acesso e a proximidade ao Centro de Saúde. Esta estrutura contará com uma zona que servirá de sala de “recobro”, proporcionando conforto aos utentes enquanto aguardam durante 30 minutos após lhes ser ministrada a vacina.
Neste processo de vacinação, que se antevê longo, o Município de Arganil vai, ainda, colaborar com o Centro de Saúde de Arganil através da cedência de dois colaboradores, numa fase inicial, para prestação de apoio na área administrativa.
A nova etapa de vacinação definida pelo Plano Nacional de Vacinação teve início esta quinta-feira, 11 de fevereiro, no concelho de Arganil e vai abranger, progressivamente, as pessoas com mais de 80 anos e pessoas com mais de 50 anos que sofram de algumas das quatro doenças identificadas no plano de vacinação: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.
A marcação da toma da vacina contra a Covid-19 é feita pelo Serviço Nacional de Saúde, pelo que todos os munícipes devem aguardar o contacto desta autoridade de saúde.