A Fundação Sarah Beirão/António Costa Carvalho (FSB.ACC), localizada no concelho de Tábua, conta, neste momento, com um surto de Covid-19. A esta altura, mais de 30 utentes estão infetados.
Em comunicado publicado nas redes sociais, a instituição começa por referir que “no inicio do mês de Janeiro, na sequência da despistagem à Covid-19, realizada por iniciativa pessoal de colaboradores da FSB.ACC, surgiram três casos positivos”.
Segundo a direção, “foi acionado de imediato o plano de contingência da instituição, contactando-se a autoridade de saúde local e seguindo-se a realização de testes completos de zaragatoa a todos os colaboradores ao serviço na instituição e a todos os utentes da ERPI – Estrutura Residencial Para Idosos da FSB.ACC”.
Após testes de despiste, foram identificados quatro utentes da ERPI com teste positivo, tendo sido os resultados dos testes realizados aos colaboradores todos negativos.
A direção adianta ainda que “apesar da incerteza, nasceu a esperança na FSB.ACC, no dia 13 de janeiro, dia em que se realizou a vacinação com a toma da 1.ª dose da vacina contra a COVID 19, tendo sido vacinados colaboradores e utentes da ERP”. Nos dias seguintes, “após realização de novos testes aos utentes da ERPI, verificou-se que a situação evoluiu, tendo surgido mais 33 casos positivos à COVID 19”.
De acordo com a instituição, neste momento encontra-se uma utente internada no Hospital dos Covões, em Coimbra, sendo que os restantes utentes encontram-se estáveis”.
No concelho de Tábua, também as instituições Santa Casa Misericórdia e Acuredepa se encontram com surtos de Covid-19.